Estado lança portal para combater burocracia administrativa
O Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Costa, revelou na apresentação do estudo sobre Burocracia da Administração Pública da APED (Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição), que “brevemente será lançado um portal” que enquadrará as medidas do governo quanto a processos burocráticos

Ana Catarina Monteiro
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
O Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Costa, revelou na apresentação do estudo sobre Burocracia da Administração Pública da APED (Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição), que “brevemente será lançado um portal” que enquadrará as medidas do governo quanto a processos burocráticos.
No evento promovido pela APED, esta manhã no Centro Cultural de Belém, Joaquim Costa explicou que o “Estado lançou em 2014 uma iniciativa que prevê a simplificação legislativa”, quanto aos diferentes processos burocráticos para entre empresas e administração pública.
O “Programa de Administração Pública” já deu origem a oito workshops para identificação de pontos de consenso e propostas de soluções.
O Governo pretende conseguir uma “alteração da cultura administrativa”, para eliminar “custos de contexto para criação de empresas”, entre outros processos burocráticos, além da criação de sistemas de manutenção da simplicidade dos processos.
Neste sentido, o responsável anunciou que vai criar uma “rede digital”, através da qual os intervenientes podem fazer denúncias de processos complexos e apresentar propostas de soluções. O portal estará “brevementes disponivel online”.
Segundo o Secretário de Estado, o Governo assumiu a meta de chegar a 2020 com a totalidade dos serviços públicos em digital.