China representa “grande potencial de crescimento” para sector de bebidas alcoólicas
A entidade pública de promoção à internacionalização das empresas espanholas, a ICEX España Exportaciones e Inversiones, analisou as potencialidades de distribuição de bebidas alcoólicas para a China. O mercado apresenta oportunidades de crescimento para as empresas, com facilidades no e-commerce
Ana Catarina Monteiro
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A entidade pública de promoção à internacionalização das empresas espanholas, a ICEX España Exportaciones e Inversiones, analisou as potencialidades de distribuição de bebidas alcoólicas para a China. O mercado apresenta oportunidades de crescimento para as empresas, com facilidades no e-commerce.
A China é já o quinto consumidor de vinho do mundo. Em 2013, foram consumidos 4,54 milhões de litros de vinho mas é o consumo de cerveja que lidera o mercado de bebidas alcoólicas no país, com perto de 51,65 milhões de litros vendidos no mesmo ano.
O estudo da ICEX España Exportaciones e Inversiones, que procura oportunidades de crescimento do sector no mercado chinês, concluiu que o consumo per capita de bebidas alcoólicas na China “ainda é baixo” e tem “grande potencial” de crescimento, através da “diversificação da distribuição”. Segundo dados avançados pela Vinetur, o canal online é o que tem “mais projecção” para impulsionar as vendas no país asiático, que oferece a possibilidade aos comerciantes de abrirem o próprio espaço no “e-market place”.
O estudo concluiu ainda que é preciso ter em conta as “oportunidades promocionais que a Internet oferece”, uma vez que as redes sociais, como Youku e Weibo, estão “bem assentes” entre a população chinesa, o que favorece “outros novos modelos” de contacto com os consumidores, como a “aplicação de chat para dispositivos móveis Wechat”, igualmente “bem sucedida” no país asiático.
Como as grandes cidades chinesas, como Pequim ou Shangai, estão “muito saturadas”, o estudo aconselha as adegas a apostarem na distribuição para “cidades de segundo ou terceiro nível”, como forma de chegarem ao mercado chinês, destacando as cidades de população média Chengdu, Wuhan, Hefei, Dalian, Qingdao, Xiamen e Kumming como “as mais interessantes”.