Alvarinho de Monção e Melgaço pode passar a ser designado como “Premium”
O vinho verde Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço (SRMM) vai ter um rótulo próprio. Desta forma, os restantes produtores da qualidade de vinho passam também a utilizar a designação “Alvarinho”
Ana Catarina Monteiro
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
O vinho verde Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço (SRMM) vai ter um rótulo próprio. Desta forma, os restantes produtores da qualidade de vinho passam também a utilizar a designação “Alvarinho”.
Os produtores de Monção e Melgaço possuem o uso exclusivo da denominação “vinho verde Alvarinho”, o que incomoda os outros produtores, segundo a agência Lusa.
O Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro, anunciou que o vinho daquela Sub-Região pode chegar ao mercado com a designação extra “Premium”.
Pela mesma fonte chega a informação de que, o acordo surgiu de negociações entre os produtores locais sobre o alargamento da denominação “Alvarinho” aos vinhos de toda a região, aos quais só era permitido serem identificados como “Vinho Regional Minho”, exceptuando os produzidos em Monção e Melgaço, no Alto Minho.
A última reunião para a decisão definitiva, entre as duas partes, acontece no próximo dia 13 de Janeiro, em Arcos de Valdevez. A União Europeia aguarda esclarecimentos sobre este assunto, até ao final do mês, por parte do governo.