Alvarinho de Monção e Melgaço pode passar a ser designado como “Premium”
O vinho verde Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço (SRMM) vai ter um rótulo próprio. Desta forma, os restantes produtores da qualidade de vinho passam também a utilizar a designação “Alvarinho”

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O vinho verde Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço (SRMM) vai ter um rótulo próprio. Desta forma, os restantes produtores da qualidade de vinho passam também a utilizar a designação “Alvarinho”.
Os produtores de Monção e Melgaço possuem o uso exclusivo da denominação “vinho verde Alvarinho”, o que incomoda os outros produtores, segundo a agência Lusa.
O Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro, anunciou que o vinho daquela Sub-Região pode chegar ao mercado com a designação extra “Premium”.
Pela mesma fonte chega a informação de que, o acordo surgiu de negociações entre os produtores locais sobre o alargamento da denominação “Alvarinho” aos vinhos de toda a região, aos quais só era permitido serem identificados como “Vinho Regional Minho”, exceptuando os produzidos em Monção e Melgaço, no Alto Minho.
A última reunião para a decisão definitiva, entre as duas partes, acontece no próximo dia 13 de Janeiro, em Arcos de Valdevez. A União Europeia aguarda esclarecimentos sobre este assunto, até ao final do mês, por parte do governo.