Os retalhistas espanhóis com maior sortido online
A Alcampo foi a cadeia de distribuição espanhola que mais aumentou o sortido online nos dois últimos anos
Rita Gonçalves
Reciclagem de embalagens: Portugal longe da nova meta definida
LactAçores volta a conquistar o Prémio Cinco Estrelas
Adega do Cartaxo recebe certificação de sustentabilidade do setor vitivinícola
Grupo InPost movimentou 322,1 milhões de encomendas no 4º trimestre de 2024
Auchan volta a ser distinguida com o selo Top Employer
Foram criadas 50.705 novas empresas em Portugal em 2024
PEPAC abre candidaturas para jovens agricultores no valor de 143,6 M€
Cinco mil maiores empresas portuguesas faturaram 293.250 M€ em 2024
Turistas brasileiros já podem pagar com PIX no El Corte Inglés
Cabaz de alimentos essenciais com ligeira subida de preço
A Alcampo foi a cadeia de distribuição espanhola que mais aumentou o sortido online nos dois últimos anos, revela um estudo do agregador de supermercados online Soysuper.
O estudo, que analisa os retalhistas presentes naquela plataforma online – Alcampo, Carrefour, Condis, DIA, El Corte Inglés, Eroski e Mercadona – revela ainda que, depois da Alcampo, são os retalhistas (+17%) Condis (+13%) e Mercadona (+5%) que mais aumentaram o sortido.
“Este sortido online tende a ser representativo do sortido das lojas físicas”, sublinha a empresa responsável pelo estudo, citada pela infoRetail.
No seu conjunto, as insígnias avaliadas aumentaram em 5% o sortido nas lojas online nos últimos dois anos, “se bem que no último ano as referências mantiveram-se estáveis face ao ano transacto”.
Eroski, Carrefour, El Corte Inglés e Alcampo são as insígnias que oferecem um maior sortido, mais de 20.000 produtos. Pelo contrário, Mercadona, DIA e Condis não atingem as 10.000 referências.
No que diz respeito à Marca da Distribuição (MdD), Mercadona e DIA lideram a oferta, as marcas brancas representam cerca de 40% do total da oferta. Por sua vez, a quota de MdD no sortido da Eroski, El Corte Inglés, Condis, Carrefour e Alcampo supera os 20%.
No entanto, a evolução destas marcas nos dois últimos anos retraiu-se nas lojas da Alcampo, Carrefour, Eroski e Condis. Mas, subiu ligeiramente na Mercadona, DIA e El Corte Inglés.
“O número de produtos de marca branca aumentou em termos absolutos nos dois últimos anos, mas o seu peso sobre o sortido total baixou de 20% para 18%”, conclui Marta Esteve, fundadora e CEO de Soysuper.