Os retalhistas espanhóis com maior sortido online
A Alcampo foi a cadeia de distribuição espanhola que mais aumentou o sortido online nos dois últimos anos

Rita Gonçalves
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A Alcampo foi a cadeia de distribuição espanhola que mais aumentou o sortido online nos dois últimos anos, revela um estudo do agregador de supermercados online Soysuper.
O estudo, que analisa os retalhistas presentes naquela plataforma online – Alcampo, Carrefour, Condis, DIA, El Corte Inglés, Eroski e Mercadona – revela ainda que, depois da Alcampo, são os retalhistas (+17%) Condis (+13%) e Mercadona (+5%) que mais aumentaram o sortido.
“Este sortido online tende a ser representativo do sortido das lojas físicas”, sublinha a empresa responsável pelo estudo, citada pela infoRetail.
No seu conjunto, as insígnias avaliadas aumentaram em 5% o sortido nas lojas online nos últimos dois anos, “se bem que no último ano as referências mantiveram-se estáveis face ao ano transacto”.
Eroski, Carrefour, El Corte Inglés e Alcampo são as insígnias que oferecem um maior sortido, mais de 20.000 produtos. Pelo contrário, Mercadona, DIA e Condis não atingem as 10.000 referências.
No que diz respeito à Marca da Distribuição (MdD), Mercadona e DIA lideram a oferta, as marcas brancas representam cerca de 40% do total da oferta. Por sua vez, a quota de MdD no sortido da Eroski, El Corte Inglés, Condis, Carrefour e Alcampo supera os 20%.
No entanto, a evolução destas marcas nos dois últimos anos retraiu-se nas lojas da Alcampo, Carrefour, Eroski e Condis. Mas, subiu ligeiramente na Mercadona, DIA e El Corte Inglés.
“O número de produtos de marca branca aumentou em termos absolutos nos dois últimos anos, mas o seu peso sobre o sortido total baixou de 20% para 18%”, conclui Marta Esteve, fundadora e CEO de Soysuper.