IVA a 23% para o chocolate prejudica empresas portuguesas
Muitos comerciantes compram chocolate em Espanha, onde é mais barato, e tentam vender em Portugal. Esta é uma situação que preocupa a Associação dos Industriais de Chocolates e Confeitaria (ACHOC), revelou a Lusa

Ana Catarina Monteiro
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
Muitos comerciantes compram chocolate em Espanha, onde é mais barato, e tentam vender em Portugal. Esta é uma situação que preocupa a Associação dos Industriais de Chocolates e Confeitaria (ACHOC), revelou a Lusa.
Manuel Barata Simões, secretário-geral da ACHOC, defende que os produtos de chocolate deveriam ser taxados com um IVA mais reduzido, e não com “a mesma taxa que os produtos de luxo”, já que são “um produto alimentar”.
A diferença na fiscalidade entre os dois países está na origem do problema. Uma vez que em Portugal o chocolate é taxado com IVA a 23%, em Espanha o mesmo imposto é de 10%.
Manuel Simões revelou à Lusa que os produtos “deveriam ser reduzidos para a escala intermédia, como acontece em Espanha” mas, uma vez que os pequenos retalhos que trazem o chocolate das lojas espanholas “acabam por não incluir nada nas contabilidades”, actualmente o Estado ignora o movimento do chocolate a partir do mercado espanhol, nas receitas fiscais.