Sonae investe €4,6 milhões em automação das operações logísticas
O investimento de 4,6 milhões, que envolveu o Centro Logístico da Azambuja da Sonae SR, já foi distinguido com o Prémio de Excelência Logística
Ana Catarina Monteiro
Auchan lança 2.ª Edição do Prémio de Inovação Alimentar
ID Logistics aposta em soluções de IA que otimizam as operações
Ricardo Valente nomeado novo diretor-geral da Savills Porto
Pingo Doce cria serviço de encomendas online de peixe selvagem e marisco
2024 foi o melhor ano de sempre em vendas nas lojas dos centros comerciais
Programa do Grupo Jerónimo Martins destacado pelo Fórum Económico Mundial
Manuel Magalhães é o novo Head of Development & Living da Cushman & Wakefield
Academia de Talentos Adecco tem 40 vagas disponíveis
Adrian Orbea é o novo presidente da Henkel Ibérica
Arquiteturas híbridas e IA generativa marcam setor da segurança em 2025
O investimento de 4,6 milhões, que envolveu o Centro Logístico da Azambuja da Sonae SR, já foi distinguido com o Prémio de Excelência Logística.
O projecto de Automação das Operações Logísticas de Moda e Desporto consistiu no desenvolvimento de uma solução que assegura a capacidade necessária para responder aos desafios colocados pelo negócio, tendo em conta uma estratégia omnicanal, com uma gama alargada de artigos e formatos de negócio.
A solução implementada permite mais eficácia, qualidade e produtividade dos processos logísticos, facilitando o processo de internacionalização e o desenvolvimento do negócio na vertente física e online. Até agora, já permitiu uma redução de 90% do tempo gasto por contentor, um aumento da capacidade de stockagem e um reforço da capacidade de preparação, com ganhos de eficiência totais de 250%. Na área de expedição foi possível alcançar um incremento de 60% da produtividade e aumentar a fiabilidade com a redução dos erros.
Gina Casal, Directora de Desenvolvimento e Processos Logísticos afirmou que “o projecto de automação, agora premiado, permitiu preparar a empresa para o crescimento da actividade tanto no canal físico como online, como criar vantagens competitivas importantes que facilitam o processo de desenvolvimento e internacionalização das insígnias Sport Zone, MO e Zippy, que hoje estão presentes em mais de 30 países por todo o mundo.”
Com o sistema implementado, as mercadorias recebidas são descarregadas num sistema de tapetes automatizados, que tem capacidade para identificar os produtos em função da codificação standard colocada nas caixas, pelos fornecedores. O sistema permite o transporte, a preparação agregada e a distribuição automática dos vários artigos para cada encomenda, direccionando-os para a respectiva caixa que será transportada automaticamente para a zona de expedição e enviada para a loja ou parceiro, em Portugal ou no exterior, como também para os clientes das lojas online ou multicanal.
O Prémio Excelência Logística (PEL) é uma iniciativa da APLOG e da Logística Moderna, com o objectivo de distinguir, todos os anos, projectos na área da logística que tenham contribuído para o desenvolvimento de novos modelos de competitividade.