Regras a ter em conta na segmentação dos clientes
Fique a par de alguns critérios a ter em conta para uma segmentação bem sucedida
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Rita Gonçalves
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Para desenhar campanhas eficazes e eficientes, a segmentação dos clientes é um dos elementos tácticos que deve fazer parte da estratégia da empresa. Fique a par de alguns critérios a ter em conta para uma segmentação bem sucedida, segundo a madrilena Simon-Kucher & Partners, citada pela InfoRetail.
1. Determinar o objectivo da segmentação
O primeiro passo é definir porque queremos segmentar, qual é o objectivo.
2. Estabelecer os critérios
Os critérios relevantes para segmentar os clientes são aqueles que estão alinhados com os objectivos a perseguir. Inclui variáveis como o preço, a eslasticidade da procura ou a disposição para pagar dos clientes, é imperativo.
3. Encontrar segmentos com comportamentos homogéneos
Para o efeito, é necessário encontrar o número óptimo de segmentos no que diz respeito à facilidade de gestão e precisão (mais segmentos implica mais precisão mas também maior dificuldade na gestão) e, depiis, colocar cada cliente num segmento. Todo este processo é mais fácil se tiramos partido das estatísticas.
4. Utilizar a informação dos segmentos para definir plano de acção
Articular a estratégia para desenhar o produto ou a acção necessária para alcançar os objectivos previamente estabelecidos.