Mercado rent-a-car vai continuar a facturar
Publicado pela Informa D&B, o estudo Sectores Portugal “Aluguer de automóveis” revelou que o mercado de rent-a-car foi estimulado em 2013 pelo bom comportamento da actividade turística
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Ana Catarina Monteiro
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Publicado pela Informa D&B, o estudo Sectores Portugal “Aluguer de automóveis” revelou que o mercado de rent-a-car foi estimulado em 2013 pelo bom comportamento da actividade turística.
Após a evolução negativa registada nos anos anteriores, o volume de negócios situou-se nos 450 milhões de euros neste exercício, crescendo 8,4% em 2013.
A actividade turística, principalmente estrangeira, é a causa principal para a estimulação do mercado português de rent-a-car, que irá continuar a progredir em 2014. Está prevista uma facturação de 470 milhões de euros, uma subida de 4% face a 2013.
Enquanto a facturação do sector de renting mantém a sua tendência decrescente, a concentração da oferta no mercado de rent-a-car é elevada, com os cinco maiores operadores obterem uma quota conjunta de 49% em 2013, aumentando para 65% quando considerados os dez maiores. Em 2013, a frota de veículos das empresas era composta por 59 800 unidades, sendo 92% veículos de passageiros. Particulares e profissionais constituem os clientes principais neste sector, sendo responsáveis por cerca de 60% do valor total do mercado. A quota restante é composta por clientes empresariais e pela administração pública.
Pior foi o comportamento apresentado na actividade de renting de automóveis, com uma frota que diminuiu 8% em 2013, situando-se em pouco mais de 92 000 unidades. O valor deste mercado situou- se nos 575 milhões de euros, o que representa uma descida de 10,9% face a 2012. Em 2014 prevê-se uma descida de 2% do volume de negócios no sector, provocada pelas medidas de redução de custos nas empresas, as restrições orçamentais da administração pública e a debilidade de preços no mercado de veículos de segunda mão. Segundo o estudo da Informa D&B, valor dos negócios rondará os 565 milhões de euros.
Nos últimos anos acentuou-se, o mercado português de renting apresenta um elevado grau de concentração empresarial, operando com um reduzido número de empresas, em consequência das alianças e fusões ocorridas entre empresas especializadas em renting e grupos automóveis e financeiros.