Comércio online está a revolucionar a cadeia de abastecimento
O sector do e-commerce atingiu 1.2 triliões de dólares em vendas em 2014
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
“Os próximos anos vão trazer certamente muitos desafios para as cadeias de abastecimento e para a logística. Desafios que só poderão ser ultrapassados com abordagens inovadoras em termos de processos, organização, tecnologias, e infra-estruturas”.
O Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Logística (APLOG), Alcibíades Paulo Guedes, apresentou assim o 17º Congresso de Logística/Eurolog 2014, ontem no Centro de Congressos de Lisboa, referindo-se à revolução que está em curso, “sobretudo nas vendas online (omnichannel) a partir de múltiplos suportes interactivos, que crescem a ritmos elevados, numa competição cada vez mais intensa e onde as tecnologias móveis e a conectividade permanente diluem as fronteiras entre o físico e o online. “A pressão sobre as capacidades e infra-estruturas dos retalhistas para garantirem o ‘fulfillment’ tem vindo a aumentar”.
O senior vice-president of European Operations da FedEx, Michael Holt, por sua vez, destacou “a transformação das formas de negócio a nível mundial impulsionadas pelos smartphones, tablets e outros interfaces tecnológicos: “o e-commerce atingiu 1.2 triliões de dólares em vendas em 2014”. O responsável da FedEx revelou também que a China será o maior mercado do e-commerce em 2016.
“Há aqui (e-commerce) uma oportunidade de aumentar volumes, crescer e revolucionar a forma de comercializar”, concluiu.
O Presidente da Direção da APLOG, Alcibíades Paulo Guedes, referiu, por outro lado, que muitos retalhistas começam a adoptar o ‘omnichannel’ como resposta ao comportamento dos consumidores e à necessidade de reforçar a lealdade dos clientes à marca. “Constitui um desafio forte para os sistemas logísticos, a configuração da cadeia de abastecimento e os processos adoptados por estas empresas nas últimas décadas”
Por último, também constituem desafios para as organizações, as cadeias de abastecimento mais “integradas, transparentes e rápidas, que vão exigir ferramentas cada vez mais poderosas para organizar a informação, e recursos humanos que tenham simultaneamente elevadas competências analíticas e conhecimento do negócio e do sector”.