Quanto vale o mercado ibérico de equipamentos de ar condicionado?
As vendas de quipamentos de ar condicionado no mercado ibérico deverão alcançar 815 milhões de euros em 2014, mais 0,6% face ao ano anterior

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
As vendas de quipamentos de ar condicionado no mercado ibérico deverão alcançar 815 milhões de euros em 2014, mais 0,6% face ao ano anterior.
Em Portugal, as vendas deverão atingir 105 milhões, valor semelhante ao de 2013, enquanto em Espanha a facturação prevista é de 710 milhões, mais 0,7% do que no ano anterior.
Segundo o estudo Sectores Portugal “Equipamentos de Ar Condicionado – Mercado Ibérico”, publicado pela Informa D&B, “num contexto marcado pela ligeira recuperação da despesa das famílias e a progressiva melhoria do investimento empresarial, as previsões apontam para uma tendência de crescimento moderado das vendas em 2014 e 2015, embora a pressão sobre os preços continue a afectar o valor do mercado e a limitar a melhoria das margens comerciais”.
A crise no sector da construção, tanto em Espanha como em Portugal, a debilidade do consumo das famílias, a escassez de financiamento e a redução do investimento empresarial, são, segundo o estudo, os principais fatores responsáveis pela diminuição da procura de equipamentos de ar condicionado nos últimos anos.
No final de 2013, operavam no mercado ibérico de ar condicionado cerca de 85 empresas, das quais 50 se localizavam em Espanha e 35 em Portugal. No conjunto, estas empresas criaram 3000 postos de trabalho, 2600 em Espanha e 400 em Portugal.
“O número de operadores tem mantido nos últimos anos uma tendência descendente, devido ao encerramento de pequenas empresas e ao processo de concentração verificado no sector a nível internacional”.
Os principais grupos multinacionais na área da climatização detêm uma posição consolidada no mercado ibérico, tendo muitos deles filiais tanto em Espanha como em Portugal. Os cinco principais operadores representavam, em 2013, uma quota conjunta das vendas totais próxima dos 50%, percentagem que rondava os 70% quando considerados os dez principais.