As acções de melhoria que a Sonae adoptou no retalho
A cultura de melhoria contínua abrange todos os colaboradores e sectores da empresa, desde áreas de operações de loja, logística até às estruturas centrais de cada negócio
Rita Gonçalves
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A Sonae Specialized Retail lançou iniciativas de melhoria nas marcas Worten, Sport Zone, Zippy e MO, através da adopção da filosofia Kaisen.
A divisão de retalho especializado (Sonae SR) fez nascer o projecto no seguimento do programa do Grupo “Improving our Work (IoW)”, que prevê o desenvolvimento e reforço da cultura de melhoria contínua em todos os seus colaboradores e em todas os sectores da empresa, desde áreas de operações de loja, logística até às estruturas centrais de cada negócio.
“Este plano já possibilitou a redução de vendas perdidas na Worten Portugal, o aumento do peso das vendas de artigo ‘in-season’ na Zippy e MO e a revisão dos processos comerciais na Worten Espanha, que permite maior competitividade na marcação de preço dos produtos finais”, explica um comunicado do Kaizen Institute Portugal, parceiro da Sonae neste projecto.
“Uma das primeiras iniciativas foi a realização de uma auscultação inicial a cerca de 30 lojas das diferentes insígnias para avaliar o grau de maturidade nas componentes do Kaizen Diário, nomeadamente organização de equipas e dos espaços de trabalho físicos e virtuais, identificação das melhores práticas e normalização e resolução estruturada de problemas complexos. De seguida, e dada a importância de ligar a melhoria contínua aos objectivos de crescimento do negócio, foi aplicada a metodologia Kaizen Strategy Planning da qual resultou um plano de implementação de acções de melhoria contínua para cada uma das marcas e mercados (Portugal e Espanha)”.
“O suporte aos diferentes projectos é assegurado por uma equipa central, apoiada por pivôs ‘IoW’ em cada uma das marcas, cujo papel passa pela criação de uma dinâmica de gestão profissional do Kaizen Projecto. Está igualmente criado um modelo de ‘report’ desde o gestor de projecto até à comissão executiva da Sonae SR. A adopção generalizada desta cultura de melhoria contínua permite que as marcas melhorem os processos de trabalho, aumentando significativamente a proposta de valor para o cliente, que está no centro do sucesso do negócio da Sonae. Também os colaboradores, que diariamente se dedicam ao desenvolvimento deste projecto, têm a possibilidade de melhorar a sua performance”.
O Kaizen Institute – multinacional fundada em 1985, na Suíça, por Masaaki Imai e representada em Portugal desde 1999 – fornece serviços de consultoria para empresas em todo o mundo e está representado em mais de 35 países.