Supermercados representam 31% das vendas de livros
Os hiper e supermercados têm vindo a ganhar importância nas vendas de livros, segundo um estudo da GFK
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Rita Gonçalves
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Os livros conseguiram a melhor performance no mercado do entretenimento (55 % do total) em Portugal, no ano passado, segundo um estudo da Gfk.
A venda de livros (excluindo manuais escolares) teve uma queda de 1% cento ao longo do ano passado, fechando 2013 com uma facturação de 147 milhões de euros.
Os números mostram também que os livros conseguiram ganhar terreno nos gastos dos consumidores. O sector livreiro representa 55% da facturação total das quatro áreas do entretenimento.
Entre os canais de distribuição, os hipermercados e supermercados têm vindo a ganhar importância nas vendas de livros, com estas superfícies a representaram 31% das vendas, em 2013.
O estudo da GfK junto da população portuguesa revela que um terço das pessoas lê livros (excluindo os não escolares) e 6 % fazem-no em formato digital. Cinco horas é o tempo médio de leitura semanal.