1.134 centros comerciais vão abrir portas em 2014
As aberturas previstas para 2014 totalizam 38,3 milhões metros quadrados, grande parte nos mercados emergentes

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
“A tendência na promoção de centros comerciais é globalmente positiva. Apesar de alguns mercados emergentes registarem um abrandamento, entre 2014 e 2016 são esperadas aberturas significativas de centros comerciais em países emergentes como Brasil, Rússia, Índia e China”, revela um novo estudo da consultora Cushman & Wakefield – Global Shopping Centre Development.
Em 2012 e 2013, mais de 1.650 novos centros comerciais foram concluídos nos mercados analisados pelo estudo. Estes imóveis representam 63,9 milhões de metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), 7% do espaço comercial existente.
Os EUA, Rússia, Brasil, México, Índia e China, foram os países que inauguraram mais centros comerciais. Só no continente americano foram concluídos mais de 1.000 destes espaços comerciais.
Segundo o estudo, as aberturas previstas para 2014 totalizam 38,3 milhões metros quadrados, divididos por 1.134 novos centros. A Ásia lidera em termos de ABL, estando prevista a nesta região. Nos próximos três anos, inaugurará mais de 53,3 milhões metros quadrados de ABL, quase cinco vezes mais do que os EUA, que se segue no ranking.
“Relativamente ao investimento global em centros comerciais foi moderado em 2013, mas começou forte em 2014, com as transações neste sector a totalizarem 37,9 mil milhões de dólares no primeiro trimestre. Este valor representa um crescimento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado. Os países que lideram esta tendência são os EUA e a Índia”.