Carlos Gonçalves, director-geral da Mendes Gonçalves
Paladin quer quintuplicar vendas em 5 anos
A marca portuguesa investiu 4 milhões de euros para revolucionar a estratégia
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Rita Gonçalves
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O vento corre de feição para a marca lusa Paladin. Os piri-piri com fruta foram distinguidos com o segundo lugar nos ‘Gulfood Awards’, no Dubai, na categoria de ‘Melhor Gama Inovadora’, entre 250 concorrentes de 19 países.
Por outro lado, a marca da Golegã cresce, em média, acima dos 50% ao ano e o objectivo é quintuplicar as vendas em cinco anos, revela em entrevista ao HIPERSUPER Carlos Gonçalves, director-geral da Mendes Gonçalves.
A marca de temperos investiu recentemente quatro milhões de euros para fazer um ‘rebranding’ e abraçar “uma nova estratégia para a conquista de um novo território de mercado com temperos que funcionam em Portugal e no resto do Mundo. A Paladin é portuguesa e quer espalhar o orgulho de ser portuguesa pelo Mundo fora”. Essa estratégia passa por um novo posicionamento – Temperos de Portugal – novos produtos, um novo packaging e uma nova atitude, com o lançamento da primeira grande campanha em TV.
Marca internacional
A Mendes Gonçalves quer mais do que exportar. Quer que Paladin seja considerada uma marca internacional. “Está presente em várias geografias, desde o mercado da saudade à lusofonia, assim como na China, Canadá, Marrocos e Polónia, com diversos produtos, mas podemos destacar a mostarda, os molhos para salada e os vinagres”, sublinha Carlos Gonçalves.
As baterias estão agora apontadas para o Norte de África e Médio Oriente. “São os mercados-alvo da internacionalização, onde pretendemos tornar a marca relevante para os consumidores. Nestes mercados, além de terem poder de compra, os consumidores estão abertos a novas marcas e sabores, ao contrário da Europa, onde os mercados estão saturados”. A empresa opera através de parceiros com representação exclusiva que implementam a marca nos mercados externos. Actualmente, as vendas internacionais representam cerca de 30% do volume de negócios da Mendes Gonçalves e o objectivo é triplicar as vendas em três anos.
Piri-piri com fruta
A inovação é uma das principais apostas da empresa da Golegã para crescer. “Temos um departamento de I&D onde estamos permanentemente a desenvolver novos sabores e temperos que acompanham as principais tendências alimentares. Os piri-piris com fruta resultam de uma forte aposta na inovação”. Para desenvolver o produto, a Mendes Gonçalves inspirou-se numa das matérias-primas, a Sakana, “uma malagueta muito pequena mas de sabor intenso, que nos provoca com a sua atitude arrojada e energética e demonstra que os piri-piris não têm de ser todos iguais”.
A Mendes Gonçalves alcançou um volume de negócios de 20 milhões de euros em 2013 e estima crescer 20% este ano.