Sogrape aperfeiçoa rede meteorológica de suporte à viticultura
A Sogrape Vinhos e a Universidade do Porto firmaram uma parceria no âmbito da informação meteorológica com impacto no sector vitivinícola

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Promover a sustentabilidade da viticultura e projectos de investigação e desenvolvimento que adaptem os vinhos às exigências dos consumidores actuais, é o objectivo da nova parceria entre o Instituto de Engenharia e Gestão Industrial (INEGI) e a Sogrape Vinhos.
A Sogrape tem uma rede meteorológica de suporte à viticultura e à enologia de precisão, a funcionar desde 2009. A produtora desenvolveu agora esta parceria com a Universidade do Porto para garantir o “bom estado de funcionamento de todos os sensores na rede meteorológica, a sua calibração e aferição para garantir a precisão das medidas registadas, a análise permanente dos valores registados para detecção quaisquer irregularidades, a recolha automática, tratamento e validação dos dados para disponibilização em página web, e finalmente, o armazenamento e segurança da informação recolhida”, explica um comunicado da Sogrape.
É maior rede meteorológica nacional privada utilizada na produção de uvas e vinhos, em 20 estações autónomas, alimentadas por energia solar e ligadas por telefonia móvel (GSM) a um servidor no INEGI que diariamente, de forma automática, se liga ao micro-processador de cada estação, descarregando, analisando e disponibilizando os dados registados por cada sensor nas últimas 24 horas.
Acompanhando de perto o desenvolvimento do ciclo vegetativo da videira, com a informação recolhida das estações espalhadas pelas principais regiões vitivinícolas de Portugal, nomeadamente Vinhos Verdes (Quinta de Azevedo), Douro (Quintas do Porto, Seixo, Caêdo, Sairrão e Leda), Bairrada (Quintas de Pedralvites e Barzomba), Dão (Quinta dos Carvalhais) e Alentejo (Herdade do Peso), permite fazer um melhor planeamento de operações como a poda e a vindima, definir tratamentos e gerir a irrigação necessária, sempre à escala de cada parcela.