Apenas 24% das empresas ibéricas têm estratégia mobile
Apenas 24% das empresas na Península Ibérica têm uma estratégia mobile global ou esperam vir a ter nos próximos 12 meses
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Rita Gonçalves
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Apenas 24% das empresas na Península Ibérica têm uma estratégia mobile global ou esperam vir a ter nos próximos 12 meses, revela um estudo global da Vanson Bourne, encomendado pela CA Technologies.
A cifra representa um atraso de 26% face à média europeia.
A falta de orçamento e dúvidas quanto às implicações de segurança e privacidade, são os principais obstáculos à implementação de uma estratégia de mobilidade para as empresas portuguesas e espanholas.
O estudo que inquiriu 1.300 líderes de TI – Tecnologias de Informação – em todo o mundo revela ainda que, entre as empresas na Península com uma estratégia mobile, um total de 27% reportou melhorias no índice de satisfação dos clientes.
As empresas ibéricas revelam ainda um aumento de 23% no número de clientes que usam os serviços/software da empresas (apps mobile), uma subida 14% nas receitas provenientes de aplicações mobile viradas para os clientes e 12% de melhorias na taxa de retenção de colaboradores.
A maioria dos inquiridos refere as apps mobile para clientes ou colaboradores como a principal prioridade na estratégia de mobilidade. “As iniciativas mobile viradas para os clientes são ‘business critical’. São vistas como meios para melhorar a resposta às exigências dos clientes e melhorar a experiência dos mesmos, assim como o nível geral de satisfação”, revela o estudo.
Os factores principais por detrás das estratégias de mobilidade nas empresas da Península Ibérica são o aumento da exigência dos colaboradores no que respeita à utilização dos seus equipamentos pessoais no trabalho (indicado por 43%, o valor mais elevado na Europa), a necessidade de gerir a forma como os colaboradores acedem à infra-estrutura através de equipamentos móveis (39%) e a maior exigência de clientes que usam dispositivos móveis (32%).