Vinhos do Tejo já exportam 50% da produção
Os mercados externos têm sido um dos motores de crescimento dos vinhos do Tejo. Em entrevista ao HIPERSUPER, o Presidente da CVR Tejo, José Pinto Gaspar, revela quais os destinos de eleição dos produtores da região
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Rita Gonçalves
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Os mercados externos têm sido um dos motores de crescimento dos vinhos do Tejo. Em entrevista ao HIPERSUPER, o presidente da CRV Tejo, José Pinto Gaspar, revela quais os destinos de eleição dos produtores da região
A CVR Tejo alocou aos EUA 32% do orçamento disponível para acções em mercados de exportação. Quanto representam as exportações de néctares da região para este mercado em valor e qual o objectivo para 2014?
O mercado dos Estados Unidos é um mercado alvo preferencial para os vinhos do Tejo.
A razão fundamental prende-se com o facto de este ser já o nosso quarto melhor mercado e também o maior mercado do mundo para os países produtores/ exportadores. Nesta conformidade, é por nós considerado um mercado montra mundial extremamente importante.
Por norma, os vinhos que têm visibilidade e se implantam nos Estados Unidos conseguem também implantar-se e crescerem noutros mercados mundiais.
As nossas vendas para os EUA ainda têm uma percentagem inferior a 10% em relação ao total exportado, mas, em 2013, cresceram 30%.
Que estratégia delinearam para conquistar os consumidores norte-americanos?
Dada a dimensão do mercado já atrás referida e as reduzidas verbas de que dispomos em comparação com essa dimensão, a nossa estratégia passa por dar a conhecer os nossos vinhos a importadores, líderes de opinião e jornalistas, esperando que aqueles, numa fase posterior os divulguem e façam chegar ao consumidor final.
Paralelamente a esta acção, estamos também a investir a divulgação dos vinhos do Tejo através de uma das principais publicações norte-americanas dedicadas ao vinho, como meio de comunicação para esse e outros mercados importadores.
Onde estão os néctares à venda nos EUA? Qual o perfil do consumidor dos vinhos do Tejo neste país?
Os vinhos do Tejo já estão à venda nalgumas lojas especializadas e restaurante americanos.
O público-alvo é o consumidor jovem e interessado em novas experiências em torno do vinho.
Logo a seguir aos EUA, o destino de eleição é o Brasil. Porquê?
O Brasil é um mercado preferencial para os vinhos portugueses e, como tal, também para os Vinhos do Tejo.
Qual o valor de vendas para este mercado em 2013, qual a evolução face a 2012 e qual o objectivo para 2014?
Já há vários anos que aí investimos, também com sucesso, tendo o ano passado crescido 42%. É, neste momento, o nosso sexto melhor destino de exportação. O nosso objectivo para 2014 é mantermos a mesma linha de subida.
Quais os restantes três países que completam o TOP 5? Porquê?
Devido a tradição e também ao esforço promocional, os nossos seis principais mercados são Angola, Suécia, China, EUA, Polónia e Brasil.
Quanto representam as exportações nas vendas globais dos vinhos do Tejo? Qual o objectivo para este ano?
As exportações já representam para os vinhos do Tejo cerca de 50% dos vinhos produzidos na região. Para 2014, o nosso objectivo é continuar a crescer nos mercados externo e interno.