Nova rede social para camiões e barcos
É uma rede social “única no mundo” por não se destinar a pessoas mas a meios de transporte

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
É uma rede social “única no mundo” por não se destinar a pessoas mas a meios de transporte.
A Universidade de Aveiro e do Porto instalaram em 500 veículos – entre autocarros da cidade do Porto e camiões e barcos do porto de Leixões – uma tecnologia de comunicação com base em Wi-Fi que permite, sem intervenção humana, trocar entre si informações sobre o trânsito e vias alternativas.
Velocidades e travagens de carros nas proximidades, acidentes, obstáculos e estado das vias, são outras das informações registadas e difundidas em rede pelos próprios veículos às quais o condutor acede em tempo real para que possa tomar as melhores opções ao volante.
O projecto de cooperação entre as duas universidades vai estar em destaque na Conferência “Cidades do Futuro”, que se realiza a 28 de Janeiro no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto.
“Neste momento, estão instalados dispositivos em 400 autocarros da STCP para testes de redes veiculares e recolha de dados que nos permitem ter serviços de gestão de tráfego nas cidades, diminuição dos consumos de combustível e poluição, assim como o desenvolvimento de aplicações para redes sociais que possibilitam ter informação das pessoas e autocarros, publicidade e informação turística”, explica Susana Sargento, investigadora do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro (UA) e professora no Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática daquela academia.
Susana Sargento, uma das coordenadoras do projecto, sublinha ainda que os dispositivos instalados em “camiões, barcos e rebocadores do porto de Leixões permitem ligar ente si todos estes veículos de forma a que se possa coordenar toda a informação do porto e toda a logística das operações”.