Índia e China são os destinos de eleição das multinacionais em 2014
Índia e China são os destinos de eleição das multinacionais para a expansão das suas operações, conclui o 4º. inquérito anual da CBRE
Rita Gonçalves
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“Com a melhoria do panorama económico, as multinacionais estão a demonstrar maior interesse na expansão internacional para novos mercados”, conclui o 4º. inquérito anual da consultora imobiliária global CBRE.
Mais de metade das empresas (56%) identifica “o acesso a novos mercados e clientes como o motor fundamental para decisões de localização”, revela o estudo que consulta decisores do sector imobiliário em multinacionais que, conjuntamente, ocupam uma área de 250 milhões de metros quadrados em todo o mundo.
“Este amplo interesse na expansão vê a Índia e África emergirem como destinos de eleição. Quando convidados a identificar os destinos para onde pretendem expandir as operações, 48% indicaram Índia (o dobro do número de 2012), e 42% refere a China (em 2012, eram 60%).
O inquérito revela ainda um aumento “significativo” do número de empresas que tencionam expandir a operação para África. “Este mercado-alvo é agora identificado por um terço dos inquiridos, versus um quinto em 2012. No caso da Índia e também de África, o rápido crescimento populacional e económico, juntamente com o aumento da transparência e a melhoria das infra-estruturas, está a eliminar muitos dos tradicionais obstáculos à entrada”.
“À medida que avançamos para uma fase de recuperação económica, é evidente que as multinacionais começam a olhar além das iniciativas de pura economia de custos. A curto prazo, deverá prevalecer uma atitude generalizada de economia de custos. Contudo, é encorajador observar que as empresas estão a procurar novos destinos-alvo e a adoptar estratégias de locais de trabalho cada vez mais sofisticadas”, revela Mark Caskey, Director do Departamento de Global Corporate Services da região EMEA da CBRE.