ASAE organiza casa
“A primeira medida que tomámos foi a criação de brigadas especializadas por região – Norte, Centro e Sul”, disse Pedro Gaspar, Inspector-geral da ASAE

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A instrução dos processos relativos a práticas individuais restritivas de comércio passou para a tutela da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que já tinha nas mãos a fiscalização destas práticas ilícitas, como as vendas com prejuízo.
“A primeira medida que tomámos foi a criação de brigadas especializadas por região – Norte, Centro e Sul”, disse Pedro Gaspar, Inspector-geral da ASAE, por ocasião de um seminário, organizado pela Centromarca – associação que reúne os fabricante de produtos de marca, para debater a nova lei das práticas restritivas do comércio que entra em vigor quase no final de Fevereiro.
A ASAE está a “identificar recursos para afectar em exclusividade” às novas tarefas – antes nas mãos da Autoridade da Concorrência, “uniformizando” a sua própria estrutura.
Pedro Gaspar acredita que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica vai dar conta do recado. “Como em qualquer novo regulamento, também este terá um tempo de adaptação, quer por parte da ASAE quer por parte dos agentes económicos. As primeiras decisões judiciais vão balizar as coimas”, conclui o inspector.