Letónia torna-se o 18.º membro da zona euro
A zona euro passou a contar com 18 membros, com a adesão formal da Letónia

Rita Gonçalves
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A zona euro passou a contar com 18 membros, com a adesão formal da Letónia a acontecer seis meses depois de ter recebido o derradeiro aval dos ministros das Finanças da União Europeia (UE).
O processo da adesão da Letónia ao grupo dos países da moeda única começou a 05 de Junho de 2013, com uma proposta formal apresentada pela ‘Comissão Barroso’, baseada no “relatório de convergência” elaborado pelo executivo comunitário, segundo o qual a Letónia “atingiu um alto nível de convergência económica sustentável com a zona euro”.
Seguiu-se o aval dos chefes de Estado e de Governo da UE – que felicitaram o país báltico “pelo grau de convergência que conseguiu, graças a boas políticas económicas, orçamentais e financeiras” – do Parlamento Europeu e dos ministros das Finanças europeus.
A Letónia é o sexto dos “novos” Estados-membros (os 12 países que aderiram à União Europeia entre 2004 e 2007) a adoptar o euro como moeda, depois de Eslovénia (2007), Chipre e Malta (2008), Eslováquia (2009) e Estónia (2011) já se terem juntado a Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal.
Com Lusa