Garrafeira online Wine Spiritus cresce lá fora
Nasceu com vocação internacional e é na Europa que encontra os seus mais fiéis compradores. A garrafeira online Wine Spiritus vai duplicar o volume de negócios em 2013
Rita Gonçalves
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Entrevista a Diamantino Duarte, manager da Wine Spiritus
Nasceu com vocação internacional e é na Europa que encontra os seus mais fiéis compradores. A garrafeira online Wine Spiritus vai duplicar em 2013 o volume de negócios
Quando e como nasceu a garrafeira online Wine Spiritus?
A Wine Spiritus nasceu em Maio de 2012. Durante o meu percurso profissional anterior, ligado à exportação, e apercebendo-me do reconhecimento que os produtos portugueses, nomeadamente os vinhos, tinham, verifiquei o quão difícil era encontrar vinhos portugueses disponíveis nas prateleiras locais dos diversos países por onde passei, para satisfazer os desejos dos consumidores. Sempre que visitava um país diferente falava com pessoas que tinham visitado Portugal, e que algumas das lembranças mais marcantes e positivas passava pela nossa boa gastronomia e pelos excelentes vinhos a preços simpáticos.
Sendo a internet o veículo mais rápido de busca, esta foi a forma mais fácil e cómoda que encontrei de levar os produtos portugueses à porta do cliente final, independentemente do destino.
Que balanço faz do projecto deste o nascimento até hoje?
O balanço é bastante positivo. Já dispomos de alguns clientes regulares e o objectivo inicial traçado foi atingido.
Como se distingue a vossa loja online da concorrência?
A nossa loja foi desenvolvida com menus que permitem uma pesquisa rápida e fácil para os utilizadores. Penso que a qualidade e a disposição das imagens dos produtos, assim como o facto de conseguirmos apresentar os conteúdos em 4 línguas carregadas, ajudam o cliente a ganhar uma confiança acrescida na compra. Por outro lado, dispomos também de um mecanismo de chat online que nos permite falar directamente com o cliente.
Dispomos de parcerias estratégicas com empresas transportadoras que nos permitem dar uma rápida resposta aos clientes. Ganhar a confiança de um consumidor online é diferente da que podemos transmitir numa venda presencial. Só com o serviço completo e rápido conseguimos essa fidelização.
Como fazem a escolha do sortido?
O nosso sortido de produtos é única e exclusivamente composto por produtos portugueses. Tentamos estar em cima das novidades de lançamento de novos produtos, apresentando uma selecção de qualidade para satisfazer todas as carteiras. Apresentamos também produtos que primem pela inovação e pelo design. Exemplo disso é o caso do WIT (Wine In Tube). Dispomos da representação para Portugal do formato “Wine In Tube”, com o qual temos já parcerias com diversos produtores nacionais.
Produtos premiados e raros são também uma aposta que tentamos levar a cabo para fazer parte do nosso portefólio.
Como está a correr o ano à empresa no mercado nacional?
O mercado nacional das vendas online representa apenas cerca de 10% das nossas vendas. A não ser marcas muito especificas de pequenos / médios produtores, e produtos de quantidade limitada, a oferta disponível ao consumidor na grande distribuição, não permite que o negócio se desenvolva a um ritmo mais forte. No entanto, temos notado uma crescente procura de produtos de maior valor acrescentado por parte do consumidor português.
E nos mercados internacionais?
A aposta do desenvolvimento da nossa loja online foi sempre o mercado internacional. Aqui, estamos a crescer, sendo a Europa representativa da maioria das vendas.
Como se definem os vossos potenciais compradores e compradores actuais?
Os nossos compradores têm um perfil muito variado. Temos os exemplos de estrangeiros que visitaram o nosso País e querem reviver as experiências que tiveram em Portugal. Temos também o mercado da saudade, mas muitos deles são entendidos ou curiosos dos vinhos que procuram referências específicas.
Qual a evolução do volume de negócios estimada em 2013?
O ano de 2012 foi o ano de arranque do projecto sendo que 2013 ajudou a consolidar muitos objectivos, o que nos permitiu mais que duplicar o volume de negócios.
Quais os principais desafios para o próximo ano?
Pretendemos dinamizar a loja online com alguns novos meios de pesquisa que não passem apenas pelas notas de prova e características dos produtos, mas sim que passem por sugestões de harmonização, entre outros meios que levem o cliente mais facilmente a chegar ao produto ideal.
Outro objectivos será também o de impulsionar a nossa nova marca “Portugal In Tube” com ampliação da gama, a qual estará disponível para venda no nosso site www.winespiritus.com.
Por fim, pretendemos continuar a deixar pessoas satisfeitas em todo o mundo.