Portugal é o 20º melhor país para se fazer negócios
Portugal está no 20º lugar de uma lista de 145 países dos melhores locais para se fazer negócios
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Portugal está no 20º lugar de uma lista de 145 países dos melhores locais para se fazer negócios, elaborada pela revista norte-americana Forbes, que coloca a Irlanda, a Nova Zelândia e Hong Kong nos primeiros três lugares.
O ranking, apresentado pelo oitavo ano consecutivo pela revista norte-americana, foi preparado com base em 11 indicadores públicos avançados por organismos como o Freedom House, a Fundação Heritage, a Transparência Internacional ou o Banco Mundial, e coloca seis países europeus nos dez primeiros, com destaque para a Irlanda, que nunca tinha chegado ao topo da lista.
Os indicadores utilizados são os direitos de propriedade, a inovação, os impostos, a tecnologia, a corrupção, a liberdade pessoal, de comércio e monetária, a burocracia, a protecção dos investidores e o desempenho da bolsa.
“Há três anos, os governos europeus e o Fundo Monetário Internacional enviaram para a Irlanda 85 mil milhões de euros para apoiar as necessidades orçamentais do país e salvar o sistema bancário”, escreve a revista, notando que, apesar de os preços das casas ainda estarem 50% acima dos picos de 2007 – quando surgiu a bolha imobiliária que contribuiu decisivamente para a falência das contas públicas -, “a Irlanda ainda mantém um ambiente extremamente pró-empresarial que atrai investimentos de algumas das maiores empresas do mundo na última década”.
A Irlanda continua a atrair investidores apesar dos seus problemas, resumiu uma analista da agência de notação Moody’s à Forbes, elencando como grandes vantagens o imposto sobre as empresas (IRC) nos 12,5%, a mão-de-obra altamente qualificada e a língua, que propicia o investimento de países anglófonos.
Os Estados Unidos, por exemplo, investiram na Irlanda quase 130 mil milhões de dólares entre 2008 e 2012, o que é mais do que o investimento conjunto dos 58 anos anteriores, e direccionaram mais dinheiro em investimento externo para a Irlanda do que para todos os países em desenvolvimento na Ásia, de acordo com números da Câmara de Comércio EUA-Irlanda.
O pior país do ponto de vista dos investidores é a Guiné-Bissau, seguida do Chade e de Myanmar, com Angola a ocupar o 141º dos 145 países analisados.
Lista dos 25 melhores países para fazer negócios
1. Irlanda
2. Nova Zelândia
3. Hong Kong
4. Dinamarca
5. Suécia
6. Finlândia
7. Singapura
8. Canadá
9. Noruega
10. Holanda
11. Austrália
12. Reino Unido
13. Bélgica
14. Estados Unidos
15. Islândia
16. Suíça
17. Eslovénia
18. Taiwan
19. França
20. Portugal
21. Luxemburgo
22. Chile
23. Estónia
24. Alemanha
25. Lituânia
E dos 10 piores
136. Líbia
137. Gâmbia
138. Etiópia
139. Haiti
140. Venezuela
141. Angola
142. Zimbabué
143. Myanmar
144. Chad
145. Guiné-Bissau
Com Lusa