Pesquisa online antes da compra não convence portugueses
Na hora de se informarem sobre as compras de Natal, os portugueses preferem ir fisicamente ao local

Rita Gonçalves
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Na hora de se informarem sobre as compras de Natal, os portugueses preferem ir fisicamente ao local. 68% dos consumidores admite ter como primeira opção ver montras e lojas, revela um estudo do Observador Cetelem.
A pesquisa online ainda regista valores baixos. Apenas 10% admite recorrer à Internet em primeiro lugar e 21% fá-lo como segunda opção.
São os homens os que mais preferem comparar os produtos online, ao invés de ir às lojas. Contudo, ainda são uma minoria: apenas 13% o faz. Já as mulheres preferem, de longe, ir ao próprio local: 74% diz ir primeiro ver a loja ou montra.
Segundo a mesma fonte, são os jovens que aderem mais à escolha online dos produtos que pretendem comprar no Natal: da faixa etária entre os 18 e os 24 já são 23% os que o fazem. No outro extremo, nenhum dos indivíduos com idades compreendidas entre os 55 e os 65 anos o faz. Já os membros das classes com mais rendimentos, são os que mais procedem à escolha online em primeiro lugar: 13% fazem-no. Nas classes mais desfavorecidas, só 1% diz escolher em primeiro lugar as prendas via Internet.
Os habitantes das duas principais cidades do país são os que mais usam a Internet na altura de fazer as compras de Natal. Os lisboetas são os que mais apreciam este método de compra. São 17% os que dizem ir primeiro à Internet para escolher o que comprar. De seguida, estão os portuenses, com 13% a utilizar este método. Os habitantes do Sul são os que menos se rendem às novas tecnologias. Apenas 5% se informa primeiro online antes de comprar.
Ficha Técnica
Estudo realizado em colaboração com a Nielsen e aplicado, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 5 de Outubro de 2013. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.