Pesquisa online antes da compra não convence portugueses
Na hora de se informarem sobre as compras de Natal, os portugueses preferem ir fisicamente ao local

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Na hora de se informarem sobre as compras de Natal, os portugueses preferem ir fisicamente ao local. 68% dos consumidores admite ter como primeira opção ver montras e lojas, revela um estudo do Observador Cetelem.
A pesquisa online ainda regista valores baixos. Apenas 10% admite recorrer à Internet em primeiro lugar e 21% fá-lo como segunda opção.
São os homens os que mais preferem comparar os produtos online, ao invés de ir às lojas. Contudo, ainda são uma minoria: apenas 13% o faz. Já as mulheres preferem, de longe, ir ao próprio local: 74% diz ir primeiro ver a loja ou montra.
Segundo a mesma fonte, são os jovens que aderem mais à escolha online dos produtos que pretendem comprar no Natal: da faixa etária entre os 18 e os 24 já são 23% os que o fazem. No outro extremo, nenhum dos indivíduos com idades compreendidas entre os 55 e os 65 anos o faz. Já os membros das classes com mais rendimentos, são os que mais procedem à escolha online em primeiro lugar: 13% fazem-no. Nas classes mais desfavorecidas, só 1% diz escolher em primeiro lugar as prendas via Internet.
Os habitantes das duas principais cidades do país são os que mais usam a Internet na altura de fazer as compras de Natal. Os lisboetas são os que mais apreciam este método de compra. São 17% os que dizem ir primeiro à Internet para escolher o que comprar. De seguida, estão os portuenses, com 13% a utilizar este método. Os habitantes do Sul são os que menos se rendem às novas tecnologias. Apenas 5% se informa primeiro online antes de comprar.
Ficha Técnica
Estudo realizado em colaboração com a Nielsen e aplicado, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 5 de Outubro de 2013. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.