40% das compras de vinho são realizadas por mulheres
Conheça o perfil da mulher urbana consumidora de vinho e quais os factores de confiança mais importantes na hora de escolher as marcas
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Rita Gonçalves
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Um total de 40% das compras de vinhos já são realizadas por mulheres.
Esta é uma das conclusões do estudo “O comportamento de consumo das mulheres no mercado dos vinhos”, realizado por Pedro Guerreiro, responsável pelo curso “Food & Beverage” do IPAM – The Marketing School.
O sexo feminino – principal responsável pela compra de produtos alimentares para casa – consome menos assiduamente do que os homens, mas está a assumir um papel cada vez mais relevante no mercado dos vinhos. O estudo mostra que os vinhos brancos com um perfil leve e frutado e os tintos leves, são os favoritos das mulheres que consomem esta bebida com uma frequência semanal.
A investigação – que avaliou a relação, nos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto, do sexo feminino com o vinho – traça também o perfil da mulher urbana consumidora de vinho, numa pesquisa com base num inquérito presencial aplicado a 200 mulheres. O estudo revela que a vontade de perceber mais sobre vinho e a possibilidade de o consumir socialmente são factores apontados como potenciadores do aumento das vendas junto deste target.
Relativamente à frequência de compra, mais de metade (56%) adquire vinho pelo menos uma vez por mês, sendo que a distribuição moderna assume-se como o local preferencial das mulheres para a aquisição de vinhos (80 por cento dos casos).
No momento de escolha, o universo feminino procura factores de confiança. A selecção das lojas e, sobretudo, a procura de marcas consagradas ou recomendadas por terceiros são factores que as compradoras de vinho relevam. Também o aroma, o design e roupagem das garrafas são atributos que influenciam a preferência das consumidoras, a par da região de origem. Em Portugal, a mulher não valoriza a casta, a cor do vinho e o grau de álcool e na lista dos menos consumidos no feminino estão os vinhos doces, o Vinho do Porto e os espumantes.