Eunice Silva, Head of Sonae MC Wholesale &Franchise
“A rede Meu Super deverá atingir as 100 lojas em 2014”
O Meu Super, rede de franshise da Sonae, deverá atingir as 100 lojas em 2014, revela em entrevista ao HIPERSUPER Eunice Silva, Head of Sonae MC Wholesale &Franchise
Rita Gonçalves
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Entrevista a Eunice Silva, Head of Sonae MC Wholesale &Franchise
A rede Meu Super deverá atingir as 100 lojas em 2014, revela em entrevista ao HIPERSUPER Eunice Silva, Head of Sonae MC Wholesale &Franchise
O Meu Super vai abrir a 62ª loja em Portugal. Que balanço faz do desempenho do novo formato?
O Meu Super regista um forte crescimento e superou em Setembro o objectivo de 50 lojas definido para o final do ano. Em cerca de dois meses, abrimos dez lojas com os nossos parceiros e reforçamos a presença em todo o País, contribuído para o empreendedorismo e geração de riqueza, bem como para criação de emprego. Hoje, o formato Meu Super já é responsável por cerca de 350 postos de trabalho, um número que vai continuar a crescer tendo em conta estas novas aberturas.
Em termos de dimensão, o formato conta com 12.000 metros quadrados ao serviço dos seus clientes, num investimento que varia de loja para loja, dada as diferentes dimensões e necessidades.
Como é constituído o sortido nas unidades Meu Super? Qual é, por exemplo, a percentagem de marcas da distribuição da Sonae, nas prateleiras das lojas?
As lojas Meu Super oferecem uma gama completa, que inclui produtos de marcas próprias e exclusivas do Continente, assim como produtos de marcas de fabricante. O mix varia de loja para loja, sendo o sortido escolhido pelos parceiros tendo em conta as suas necessidades e as dos seus clientes em termos de preço e qualidade.
Quem são os fornecedores destas lojas?
O franchising Meu Super pressupõe o abastecimento das lojas pela Sonae, mas também oferece liberdade para a realização de compras a outros fornecedores, nomeadamente a produtores locais, o que é importante em áreas como os perecíveis e os produtos regionais. O que temos verificado é que as lojas preferem que a Sonae assegure o abastecimento completo, pois isso simplifica muito a gestão da loja e permite às suas equipas centrarem-se no serviço ao cliente ao invés de questões administrativas e comerciais.
Já ultrapassaram o objectivo estabelecido para o ano de 2013 em 10 lojas. Numa altura em que o poder de compra dos portugueses está abaixo da linha de água, quais os pontos fortes deste formato que tem vindo a aumentar o número de lojas num país que atravessa uma grave crise económica e financeira?
O sucesso do Meu Super deve-se, sobretudo, ao modelo de negócio que nos permite oferecer uma solução claramente mais vantajosa para todas as partes: para os parceiros, o formato é um caminho para revitalizar os seus negócios ou desenvolver novas actividades pois beneficiam do ‘know-how’ do maior retalhista e líder em Portugal, têm uma garantia de preços competitivos para uma gama ampla e profunda de produtos, incluindo os de marca própria Continente, usufruem de uma logística e de sistemas informáticos eficientes, participam na construção de um conceito de loja apelativo para o cliente com uma proposta de valor assente numa dinâmica promocional e num plano de comunicação local da marca.
Para os clientes, esta é uma oportunidade de poderem adquirir produtos com o selo de qualidade Continente a preços atractivos, algo que até há pouco tempo só era possível nas nossas lojas Continente. As vantagens para o comércio tradicional são, por isso, evidentes.
Quais as regiões onde este formato tem actualmente presença mais forte?
O Meu Super actua, essencialmente, em zonas habitacionais e de serviços. Actualmente temos mais de 60 lojas de Norte a Sul do País e o plano de expansão prevê a possibilidade de abertura de novas lojas, mantendo o foco nas zonas habitacionais. Estamos receptivos a projectos de empresários e empreendedores que queiram apostar neste sector e que pretendam ter um parceiro de referência como a Sonae.
Quantas lojas deverão abrir até ao final do ano?
O nosso objectivo para 2013 era atingir as 50 lojas, mas a forte aceitação do formato fez com que esse objectivo fosse ultrapassado em Setembro. O nosso actual objectivo é atingir as 70 unidades no final do ano.
Qual o plano de expansão para 2014?
A nossa estratégia passa por continuar a alargar a rede de lojas a nível nacional, permitindo levar as vantagens do formato Meu Super a um número crescente de empresários do pequeno comércio e a empreendedores, bem como aos consumidores que encontram nas lojas Meu Super uma oferta distintiva, nomeadamente os produtos da marca Continente.
Em 2014, vamos continuar a crescer com a ambição de atingir as 100 lojas em todo o País, permitindo a mais empresários do comércio tradicional revitalizarem os seus negócios ou a empreendedores entrarem neste sector de actividade.
Quando abriu a primeira loja Meu Super? Qual a facturação da rede de lojas até hoje?
A primeira loja Meu Super abriu em meados de 2011. Até ao momento, o Meu Super é responsável por cerca de 350 postos de trabalho, número que continuará a crescer com as próximas aberturas de lojas.
Em termos de facturação, verifica-se um crescimento das vendas conjuntas do franquiados com margens muito interessantes, sendo que o impacto para a Sonae reflecte esta realidade.