Frubis investe em degustações na loja
Frubis é uma marca portuguesa que, apesar de ainda estar a dar os primeiros passos, conseguiu colocar, num mês, mais de 130.000 embalagens de snacks de fruta no mercado

Rita Gonçalves
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
Entrevista a Tiago Cardoso, Gestor de Negócio NUVI Fruits
Frubis é uma marca portuguesa que, apesar de ainda estar a dar os primeiros passos, conseguiu colocar, num mês, mais de 130.000 embalagens de snacks de fruta no mercado
Lançaram o snack de fruta Frubis quase ao mesmo tempo que a Fruut lança um produto muito idêntico na mesma categoria. De quem é a inovação? O que difere os produtos?
A Frubis tem um posicionamento muito específico: trata-se um snack de fruta 100% crocante que oferece quatro variedades de fruta. O objectivo é garantir aos consumidores a disponibilidade dos frutos que mais gostam e ser uma verdadeira alternativa aos snacks actuais.
Em linhas gerais, o que define o vosso produto e como se diferencia da concorrência?
O Frubis é um snack de fruta que é divertido, oferece mais variedade de fruta, é muito crocante e irresistível.
Onde foi desenvolvido o produto? Que empresa detém a marca Frubis?
A Frubis conta com uma equipa de desenvolvimento própria que além de ter preparado este novo produto está neste momento está a trabalhar em outros conceitos. A marca é portuguesa e detida pela empresa portuguesa Nuvifruits.
Qual a estratégia da marca?
O nosso foco é garantir a rotação e sucesso nos nossos clientes. Tratando-se de uma nova marca numa nova categoria, a nossa estratégia passa por investimentos de trade em acções de degustação no ponto de venda para gerar experimentação e rotação nos clientes. Esta estratégia permitiu à marca uma performance comercial notável: em apenas um mês colocámos mais de 130.000 embalagens no mercado. Viemos para ficar, para abrir uma nova opção de rentabilidade e sucesso nos clientes pois estamos convictos que o serviço, a inovação e a qualidade são a chave de sucesso.
Adicionalmente, a marca tem estado presente noutro tipo de eventos com acções de degustação, como por exemplo na prova do Mundial de Surf que se realiza em Peniche, ou na corrida do Underrun em Lisboa, entre muitos outros. Em termos de comunicação ‘above the line’ estamos desde o lançamento presentes e activos nas redes sociais como o Facebook (www.facebook.com/frubisworld) e Instagram. Está também previsto virmos a comunicar nos meios tradicionais (TV, rádio e outdoors).
Quem é o público-alvo da marca?
O público-alvo da marca são todas aquelas pessoas que gostam de consumir snacks a determinada altura do dia. Frubis pretende ser uma alternativa saudável, conveniente e divertida de se comer fruta. É um snack 100% de fruta crocante, sem conservantes nem corantes e que podemos consumir sem sentimento de culpa. Frubis pretende ser a alternativa a todos os outros snacks mas não pretende substituir a fruta em natureza.
Quais os canais de distribuição?
A nossa prioridade passa primeiro por estar presente nas cadeias de distribuição moderna e, ao mesmo tempo, ter uma presença relevante no HORECA. Os produtos Frubis estão à venda nas lojas do grupo Auchan (Jumbo e Pão-de-Açúcar), Pingo-Doce, El Corte Ingles e Makro. Para breve está previsto alargar a outros “players” e também está à venda online.
Quais os objectivos de vendas para o primeiro ano?
O nosso objectivo de vendas para o primeiro ano prende-se substancialmente não com um volume de vendas concreto mas sim em termos de distribuição. Temos como objectivo prioritário estar presente nas cadeias da distribuição moderna, no canal Horeca e internacionalizar a marca.
Têm como objectivo alargar a carteira de produtos?
Neste momento, a Frubis está disponível em quatro variedades de fruta: Maçã, Ananás, Morango e Pêssego. Encontra-se à venda nos formatos 20g e 40g. Sim, pretendemos alargar a nossa carteira de “frutas”, sendo que já nos encontramos a trabalhar em novas variedades sugeridas pelos consumidores.
A exportação é, portanto, um dos objectivos.
Sim, efectivamente, a exportação é um dos nossos objectivos. Qualquer empresa que hoje em dia lance um produto em Portugal precisa de ter sempre uma visão além fronteiras. A Frubis esteve presente na Feira Fruit Attraction em Madrid, o maior evento do género da península ibérica e um dos mais relevantes na Europa. E, neste momento, estamos a trabalhar em mercados internacionais como Espanha, Angola e alguns mercados europeus e da América Central onde o grupo tem presença comercial.