Experiência dita recrutamento no retalho
A necessidade de racionalizar recursos está a aumentar as exigências no diz que respeito aos perfis recrutados no retalho, conclui um estudo da Page Personnel

Rita Gonçalves
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O sector do retalho está está cada vez mais exigente no recrutamento.
A necessidade de racionalizar recursos está a aumentar as exigências no diz que respeito aos perfis recrutados, conclui um estudo da Page Personnel (PP), empresa do PageGroup Portugal.
“As empresas de retalho requerem cada vez mais perfis similares à sua área de negócio e com muita experiência em funções idênticas àquelas que vão desempenhar. Este know-how irá trazer uma maior vantagem competitiva à organização que recruta, que aproveitará os conhecimentos do profissional para implementar novas estratégias e acompanhar a sua concorrência”, sublinha Ana Bordalo, consultora Sénior da Page Personnel Retail e colunista do Hipersuper.
“A maior parte das empresas pretende recrutar perfis com três a cinco anos de experiência e com competências avançadas de línguas estrangeiras”.
District/Area Managers
De acordo com a informação recolhida pela empresa em Portugal, e tendo em conta um universo de amostragem de cerca de 9.500 candidatos pertencentes à base de dados da Page Personnel Retail, os perfis mais procurados no sector do retalho foram os district/area managers, representando 36,4% das contratações da Page Personnel Retail no primeiro semestre de 2013. O recrutamento deste tipo de perfil aumentou cerca de 30% quando comparado com o mesmo período no ano passado.
“Verificou-se ainda uma redução de 24% na procura de algumas posições de supervisão, com responsabilidade por um menor número de lojas. Reflecte-se assim uma ligeira tendência para que os gerentes de loja passem a reportar directamente às figuras de district/area managers, o que se traduz na eliminação de alguns cargos intermédios”.
Por seu lado, os gerentes de loja continuam a ser “bastante procurados para funções com maior autonomia na gestão de contas de exploração, análise de vendas e escolha de colecções, dando assim uma resposta mais assertiva e local” tendo em conta o seu tipo de cliente. De acordo com a Page Personnel, estes perfis representaram 45% do total dos recrutamentos da área de Retail no primeiro semestre de 2013. “Começa a ser prática corrente que, por exemplo no segmento de luxo, algumas marcas optem por iniciar a sua actividade no nosso País com uma equipa de vendas liderada por um gerente de loja, que terá um espectro funcional mais alargado do que era tradicionalmente solicitado e que reportará às estruturas internacionais”.
Por outro lado, a área de gestão de stocks e toda a cadeia de “supply chain” têm “mais destaque, sobretudo quando a maioria das empresas passa a trabalhar com plataformas ibéricas ou mesmo europeias. A opção de se trabalhar com stocks cada vez mais reduzidos obriga a que os departamentos de logística funcionem de forma mais eficiente. Neste contexto, a Page Personnel recrutou o mesmo número de perfis comparativamente ao primeiro semestre do ano passado, embora 100% dos perfis recrutados este ano tenham um nível de autonomia maior com a responsabilidade sobre a gestão de equipas quer sejam equipas operacionais de armazém ou equipas administrativas na gestão de stocks e transportes”.
Há uma tendência para a redução das segmentações funcionais e um consequente alargamento do âmbito de responsabilidade de cada perfil. “Assiste-se, hoje, a uma hibridização de muitas posições dentro das empresas e é prática corrente a rotação de profissionais pelas várias áreas. Deste modo, as áreas comerciais devem também ter competências de gestão, as áreas operacionais devem estar despertas para questões financeiras e assim sucessivamente. Esta realidade traduz-se num eliminar de departamentos que funcionam de forma estanque. O objectivo das empresas é aliar a parte estratégica à operacional, complementando-se desta forma os vários departamentos das empresas. Perante o cenário de redução e optimização de custos, é expectável que as posições de ‘wholesale’ venham a ser bastante requeridas pelo mercado”.