Crise aumenta perda desconhecida no retalho
Em 2012, a perda desconhecida a nível mundial no retalho atingiu 112.000 milhões de dólares
Rita Gonçalves
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Em 2012, a perda desconhecida a nível mundial no retalho atingiu 112.000 milhões de dólares (88.800 milhões de euros), cifra que representa 1,4% das vendas.
De acordo com o relatório, o furto aumentou na maioria dos países analisados, com crescimentos observados tanto no que se refere ao furto externo, como ao interno e à delinquência organizada.
Os países que registam menores índices de perda desconhecida são o Japão (1%), seguindo de Hong Kong, Austrália e Alemanha (1,1). Nos EUA, o índice situa-se nos 1,5% das vendas. As taxas mais altas registaram-se no Brasil e no México com 1,6% sobre as vendas.
Os produtos que apresentam um maior índice de furto são os acessórios de moda, jeans, sapatos, roupa interior, artigos electrónicos de elevado valor, produtos de saúde, videojogos, GPS, acessórios para telemóvel, entre outros.
Os retalhistas entrevistados que realizam grandes investimentos na prevenção defendem que acreditam gerir bem a perda desconhecida e apresentam índice abaixo da média do país. Os retalhistas do Reino Unido e da Alemanha, por exemplo, asseguram que as melhorias implementadas na prevenção da perda ajudaram-nos a manter o furto sob controlo. Regra geral, os retalhistas entrevistados sustêm que irão manter ou aumentar os seus investimentos em prevenção de perda, mas em nenhum caso prevêem reduzi-las.
De acordo com a Euromonitor International, “a perda desconhecida é uma ameaça multidimensional para os retalhistas de todo o mundo, como o furto em loja e por colaboradores, incluindo o crime organizado, a aumentar. Este aumento colocou as preocupações com a prevenção da perda no topo da agenda dos retalhistas; as empresas estão dispostas a investir em métodos eficazes com comprovados métodos de prevenção da perda, assim como em colaborar com empresas de tecnologia especializadas neste tipo de soluções para diminuir estes problemas de perda”
“Alguns retalhistas ainda têm um longo percurso a percorrer na expansão das soluções de prevenção da perda com garantias de retorno de investimento na redução do furto. Olhando para o futuro, os retalhistas estão a implementar soluções baseadas em RFID que combinam a protecção com a visibilidade do produto. Estas soluções, juntamente com a formação de pessoal, abre novos horizontes para reduzir a perda, melhorar a disponibilidade de mercadoria e aumentar as vendas dos retalhistas”, revela, por sua vez, Per Levin, Presidente e Director Comercial Shrink Management & Merchandise Visibility Solutions de Checkpoint Systems.