Portugueses querem smartphones no sapatinho
10% dos portugueses pensa em comprar um smartphone este Natal, revela um estudo do Observador Cetelem

Rita Gonçalves
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Os portugueses são fãs da tecnologia de consumo. Prova disso, são as conclusões de um estudo recente do Observador Cetelem que revela que 10% dos portugueses pensa em comprar um smartphone este Natal.
Um total de 8% dos portugueses pensa adquirir electrodomésticos e 5% telemóveis, tablets e electrónica de consumo (TV, Hi-Fi e Vídeo).
O mesmo estudo mostra que as intenções e compra diminuíram em quase todos os itens analisados, a excepção são os smartphones onde as tendências subiram significativamente quando comparado com 2012 (passou de 3% em 2012 para 10% em 2013).
Quando o Observador coloca a questão “pensa fazer alguma compra importante para si este Natal?”, são os portugueses entre os 18 e os 24 anos que mais referem a compra de smartphones (14%) e telemóveis (12%). Por outro lado, os indivíduos entre os 55 e os 65 anos são os que menos querem comprar este tipo de produto (2% e 1%), preferem comprar electrodomésticos (7%).
Na análise por classe social destaca-se o facto de nas classes mais baixas (C2/D) as intenções de compra de Natal para o próprio serem quase inexistentes: apenas 3% revela vontade de comprar electrodomésticos. As classes mais altas (AB/C1) seguem a tendência nacional: smartphones (13%), electrodomésticos (9%), telemóveis (7%) e tablets (7%).
Entre os produtos que os portugueses menos têm intenções de oferecer a si próprios estão os bens imobiliários (0,2%), as moto/scooters (0,2%), o mobiliário (0,4%) e os automóveis (1%).
«Desde que surgiram no mercado que os smartphones nunca foram encarados como uma ferramenta de comunicação, mas sim, como um objecto que iria integrar a vida quotidiana da população em geral. O exponencial aumento das vendas e da procura levou as marcas a aumentar a oferta das versões low-cost. Ter um smartphone deixou de ser um desejo e passou a ser uma necessidade do consumidor actual. Os dados obtidos neste estudo do Observador Cetelem só vêm sustentar ainda mais essa tendência”, afirma Diogo Lopes Pereira, director de marketing do Cetelem.
Ficha Técnica
Este estudo do Observador Cetelem sobre as “Intenções de Compra dos Portugueses no Natal 2013” foi realizado em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 5 de Outubro de 2013. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.