Exemplo da Islândia: Como tirar partido do mar
A proximidade ao mar e a tradição secular na captura e processamento de peixe fazem com que a indústria do mar seja um dos pilares da economia da Islândia

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Em casa de islandeses há sempre um elemento da família que está ou esteve ligado à pesca e ao mar.
A indústria do peixe é responsável por 11% do Produto Interno Bruto (PIB) da Islândia e por 5,3% dos empregos daquele país nórdico insular europeu que entrou em falência em 2008 e hoje é considerada uma economia “próspera e estável” pelos analistas.
A proximidade ao mar e a tradição secular na captura e processamento de peixe fazem com que a indústria do mar seja um dos pilares da economia da Islândia.
Em 2012, as exportações de produtos do mar representou 43% do total, cerca de 749 mil toneladas. A Europa é o principal destino das exportações islandesas de peixe. A indústria pesqueira capturou, em 2012, 1,5 milhões de toneladas de peixe, cifra que representa 1,2% da captura mundial.
O segredo, revela Guony Káradótiir, da embaixada da Islândia em Londres, é a gestão responsável que os islandeses fazem dos recursos. “As gerações futuras são a nossa preocupação. A gestão da pesca é feita de forma responsável e sustentável, com respeito pelo ecossistema e garantindo o crescimento dos stocks no mar. Hoje, temos orgulho de ter uma das mais modernas e competitivas indústrias de pesca do Mundo”.