Os erros assumidos de Juan Roig, presidente da Mercadona
Juan Roig, presidente da Mercadona, desvendou dois dos principais erros que cometeu ao longo do seu percurso profissional na distribuição alimentar
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Juan Roig, presidente da Mercadona, desvendou dois dos principais erros que cometeu ao longo do seu percurso profissional na distribuição alimentar.
Por ocasião do Congresso da Distribuição, em Espanha, Juan Roig, disse, perante uma plateia de mais de mil empresários do sector do grande consumo que, quando em 2008, decidiu realizar profundas alterações no sortido das lojas, cometeu o primeiro grande erro.
“Quando separámos o departamento de compras da divisão de prescrição, em 2008, e revolucionamos a presença de alguns produtos nos lineares, fizemos tudo de forma muito brusca e explicamos-nos mal”. Apesar disso, “a divisão dos departamentos revelou-se um sucesso, depois de algumas adaptações, e hoje as duas áreas empregam 350 pessoas, enquanto há quatro anos contava apenas 40 colaboradores”.
O segundo grande erro da carreira do presidente da cadeia de supermercados espanhola foi quando tentou vender produtos frescos da mesma forma que comercializava os produtos secos. “A cadeia decidiu embalar fruta, legumes, carne e peixe. Pensámos que desta forma necessitaríamos de menos pessoal e que o cliente faria as compras de forma mais rápida. Mas o resultado foi o oposto. As vendas de frescos cairam e, se não tivessemos tomado medidas cautelares, perdiamos todos os clientes”.