Reinvenção do retalho: o melhor projecto do ano
A retalhista australiana Coles recebeu do júri dos World Retail Awards o prémio “Retail Transformation and Reinvention Award 2013”

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A retalhista australiana Coles recebeu do júri dos World Retail Awards (WRA), em Paris, França, o prémio “Retail Transformation and Reinvention Award 2013”.
Com o retalho a sofrer mudanças significativas para dar respostas às novas expectativas dos consumidores e aos desafios da cadeia de distribuição, o júri dos World Retail Awards, uma iniciativa do World Retail Congress, decidiu criar esta nova categoria, que pretende premiar o retalhista que mais se distinguiu por ter operado uma ampla transformação e revolução no negócio com vista ao crescimento sustentável da actividade.
A competir com um gigante no mercado interno (a Woolworths), a Coles não baixou os braços e operou uma transformação no negócio, que abraçou quase todas as áreas da operação, e permitiu à retalhista aumentar as vendas e a quota de mercado.
A Coles opera há mais de 90 anos no mercado australiano. O seu fundador, George Coles, era filho de um retalhista local que se tornou um peça fundamental na história do retalho naquele país. Coles viajou para os EUA no início do séc. XX à descoberta das melhores práticas no sector do retalho. Quando regressou à Austrália, em 1914, abriu a primeira loja, sob a insígnia “Coles Variety Stores, em Melbourne.
A rede de lojas expandiu-se rapidamente e desde logo a marca ficou conhecida pelo slogan “Nothing Over 2/6”. Mas, só em 1960 nasce o primeiro supermercado Coles, em Melbourne. 13 anos depois a empresa alcançou o objectivo de ter uma loja aberta em cada uma das principais cidades australianas. Mais recentemente, a cadeia de distribuição deu início a um processo de transformação que afectou todas as áreas do negócio e tem trazido dividendos nas vendas e na quota de mercado.