Marcas da distribuição lideram vendas de paté
Conheça o TOP 5 das marcas de paté mais compradas pelos portugueses nos supermercados

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Os patés La Piara, do Grupo Nutrexpa, ocupam a posição de liderança no ranking das marcas de fabricante líderes em valor no retalho alimentar em Portugal, segundo um estudo da Nielsen (ano móvel findo Set. 2013).
Seguem-se Bocadelia, Casa da Prisca, Gallo e Tulip, respectivamente, no TOP 5 das marcas mais compradas pelos portugueses nos supermercados.
A categoria de patés está abaixo da linha de água. Foram comercializadas 2,9 milhões de unidades no retalho alimentar no período analisado pela consultora, uma quebra de 16%. Em valor, as vendas recuaram 4,6 milhões, menos 12%.
O mercado é dominado pelas marcas da distribuição e primeiros preços, com 54% de quota de mercado (-1%). As marcas de fabricante, por sua vez, diminuíram a quota de mercado em 22% para 47% de participação.
Os patés cárnicos dominam (91%) as vendas desta categoria, feitas maioritariamente nos supermercados (63%).
Um total de 17% dos lares em Portugal compraram a categoria no último ano. Em média, os portugueses despenderam 1,92 euros por cada visita à loja.