Vodka: marcas da distribuição estão a crescer
Apesar de as marcas de fabricante dominarem a categoria de vodka, são as marcas da distribuição que estão a crescer
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Rita Gonçalves
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A quota de mercado das marcas da distribuição e de primeiros preços – produtos com os preços mais baixos nas prateleiras dos supermercados – na categoria de vodka cresceu 12% no ano móvel findo em Junho 2013, para uma participação de 11%, segundo uma análise da consultora Nielsen.
As marcas de fabricante dominam a categoria com 89% de quota de mercado mas perderam 3% da participação no período em análise. Eristoff, Smirnoff, Rodanov, Misss e Absolut, são, respectivamente, as marcas de fabricante líderes da categoria em valor.
As vendas de vodka caíram 2% no retalho alimentar para 8,5 milhões de euros no período analisado pela consultora, mas subiram 1% em volume para 766 milhões de unidades.
Um total de 10% dos lares adquiriram a categoria no último ano: em média, visitaram o ponto de venda duas vezes e despenderam €8,60 em cada acto de compra.
Os supermercados representam 62% das vendas de vodka, os hipers 35% e o comércio tradicional 3%.