Vendas de rum afundam no mercado nacional
A categoria de rum perdeu consumidores em Portugal. As vendas derraparam e estão abaixo da linha de água

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A categoria de rum perdeu consumidores em Portugal.
Foram comercializados 107 milhões de unidades desta bebida no ano móvel findo em Junho de 2013, menos 16% face ao ano móvel anterior, segundo dados da consultora AC Nielsen. Em volume, a categoria perdeu 8% das vendas para 1,9 milhões de euros.
As marcas de fabricante detém 95% de quota de mercado, menos 1% face ao período homólogo. Bacardi, Havana Club, Pampero, Maxibar e Libertad, constituem as marcas de fabricantes líderes em valor. As marcas da distribuição, por outro lado, perderam 62% de quota de mercado no período em análise para uma participação de 5%.
A categoria de rum foi comprada por 4% dos lares nacionais no último ano. Em média, os compradores fizeram duas visitas à loja e gastaram €8,83 em cada acto de compra.
Os hipers representam 44% das vendas de rum no retalho em Portugal, os supers 56% e o comércio tradicional cerca de 3%.