As cadeias com menos fornecedores de marca branca em Espanha
A Mercadona e o Lidl são as cadeias com menos fornecedores de marcas da distribuição em Espanha

Rita Gonçalves
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
Costa Boal Family Estates apresenta os primeiros vinhos 100% produzidos no Alentejo
Vieira lança novas embalagens sustentáveis e desafia consumidores com campanha Do It Yourself
CBRE lidera mercado de escritórios flexíveis em 2024
Vinha Maria renova imagem e apresenta novidades
Danone reforça compromisso com nutrição infantil com Actimel sem açúcares adicionados e sem adoçantes
Nuno Ferreira reforça equipa de retalho da Cushman & Wakefield
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente
A Mercadona e o Lidl são as cadeias com menos fornecedores de marcas brancas, com 124 e 125, respectivamente, segundo o estudo “Análise de Fabricantes de Marcas da Distribuição”, apresentado pelo instituto espanhol Esade Brand.
Pelo contrário, o grupo Carrefour é a cadeia com mais fornecedores de marca própria (382), 36% do total (1.066). Segue-se a rede de supermercados da Eroski, com 28% do total de fornecedores (301). O estudo assinala que a média de fornecedores deste tipo de produtos por cadeia em Espanha é de 236.
Na análise por referências, o estudo concluiu que quatro cadeias – Carrefour, Alcampo, Eroski e Mercadona – entre as oito estudadas, acumulam 59% do total de referências de marca branca (5.930).
Os dois grupos de origem francesa concentram 15% cada um (916 produtos Carrefour e 891 Alcampo), enquanto a Eroski conta com 880 referências de MDD (15%) e a Mercadona com 841 (14%).
O portefólio de marcas brancas do grupo Dia e do Lidl está entre os mais limitados, com 480 e 518 referências, respectivamente.
O estudo analisa ainda as marcas próprias fabricadas por marcas líderes. O Supercor e o Hipercor são as cadeias que oferecem mais produtos de marcas da distribuição feitas por empresas líderes. Estes produtos representam 14% do total de referências vendidas nestas lojas.
Menos de 9% dos produtos de marca branca são fabricados pelos fornecedores das marcas líderes. De um total de 6.000 referencias analisadas, apenas 522 (8,8%) são elaborados pela marca número 1 da sua categoria.