As cadeias com menos fornecedores de marca branca em Espanha
A Mercadona e o Lidl são as cadeias com menos fornecedores de marcas da distribuição em Espanha

Rita Gonçalves
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A Mercadona e o Lidl são as cadeias com menos fornecedores de marcas brancas, com 124 e 125, respectivamente, segundo o estudo “Análise de Fabricantes de Marcas da Distribuição”, apresentado pelo instituto espanhol Esade Brand.
Pelo contrário, o grupo Carrefour é a cadeia com mais fornecedores de marca própria (382), 36% do total (1.066). Segue-se a rede de supermercados da Eroski, com 28% do total de fornecedores (301). O estudo assinala que a média de fornecedores deste tipo de produtos por cadeia em Espanha é de 236.
Na análise por referências, o estudo concluiu que quatro cadeias – Carrefour, Alcampo, Eroski e Mercadona – entre as oito estudadas, acumulam 59% do total de referências de marca branca (5.930).
Os dois grupos de origem francesa concentram 15% cada um (916 produtos Carrefour e 891 Alcampo), enquanto a Eroski conta com 880 referências de MDD (15%) e a Mercadona com 841 (14%).
O portefólio de marcas brancas do grupo Dia e do Lidl está entre os mais limitados, com 480 e 518 referências, respectivamente.
O estudo analisa ainda as marcas próprias fabricadas por marcas líderes. O Supercor e o Hipercor são as cadeias que oferecem mais produtos de marcas da distribuição feitas por empresas líderes. Estes produtos representam 14% do total de referências vendidas nestas lojas.
Menos de 9% dos produtos de marca branca são fabricados pelos fornecedores das marcas líderes. De um total de 6.000 referencias analisadas, apenas 522 (8,8%) são elaborados pela marca número 1 da sua categoria.