As cadeias com menos fornecedores de marca branca em Espanha
A Mercadona e o Lidl são as cadeias com menos fornecedores de marcas da distribuição em Espanha
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A Mercadona e o Lidl são as cadeias com menos fornecedores de marcas brancas, com 124 e 125, respectivamente, segundo o estudo “Análise de Fabricantes de Marcas da Distribuição”, apresentado pelo instituto espanhol Esade Brand.
Pelo contrário, o grupo Carrefour é a cadeia com mais fornecedores de marca própria (382), 36% do total (1.066). Segue-se a rede de supermercados da Eroski, com 28% do total de fornecedores (301). O estudo assinala que a média de fornecedores deste tipo de produtos por cadeia em Espanha é de 236.
Na análise por referências, o estudo concluiu que quatro cadeias – Carrefour, Alcampo, Eroski e Mercadona – entre as oito estudadas, acumulam 59% do total de referências de marca branca (5.930).
Os dois grupos de origem francesa concentram 15% cada um (916 produtos Carrefour e 891 Alcampo), enquanto a Eroski conta com 880 referências de MDD (15%) e a Mercadona com 841 (14%).
O portefólio de marcas brancas do grupo Dia e do Lidl está entre os mais limitados, com 480 e 518 referências, respectivamente.
O estudo analisa ainda as marcas próprias fabricadas por marcas líderes. O Supercor e o Hipercor são as cadeias que oferecem mais produtos de marcas da distribuição feitas por empresas líderes. Estes produtos representam 14% do total de referências vendidas nestas lojas.
Menos de 9% dos produtos de marca branca são fabricados pelos fornecedores das marcas líderes. De um total de 6.000 referencias analisadas, apenas 522 (8,8%) são elaborados pela marca número 1 da sua categoria.