Comércio: Comissão aprova “Código de Conduta Europeu”
Novo código é constituído por uma lista de princípios de boas práticas nas relações verticais da cadeia de abastecimento alimentar

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O Fórum de Alto Nível sobre a Melhoria do Funcionamento da Cadeia de Abastecimento Alimentar (FAN), grupo consultivo da Comissão Europeia (CE) cujo objectivo é assegurar a coerência das diferentes iniciativas da organização e colaborar na definição da política industrial no sector agro-alimentar, criou o “Código de Conduta Europeu”.
Resultado de uma negociação intensa entre vários parceiros europeus, entre os quais o EuroCommerce (Associação dos Retalhistas Europeus), o novo código é constituído por uma lista de princípios de boas práticas nas relações verticais da cadeia de abastecimento alimentar e um quadro de implementação desses mesmos princípios”, revela a portuguesa Sonae, que subscreveu em Maio as novas regras assentes na auto-regulação.
Competitividade da indústria alimentar
Em 2008, a CE criou o Grupo de Alto Nível sobre a Capacidade Concorrencial da Indústria Agro-alimentar (GAN) que elaborou um relatório com trinta recomendações e um roteiro de iniciativas-chave com o objectivo de promover a competitividade da indústria alimentar europeia.
A CE apresentou dez iniciativas políticas destinadas a corrigir as anomalias e comprometeu-se a apresentar um relatório sobre a sua aplicação.
No sentido de assegurar o acompanhamento das recomendações do GAN e das iniciativas da CE, institui-se, em 2010, um novo grupo de peritos com competências alargadas, sob a forma de um Fórum de Alto Nível sobre a Melhoria do Funcionamento da Cadeia de Abastecimento Alimentar, cujo objectivo era assegurar a coerência das diferentes iniciativas da CE e assistir a mesma na elaboração da política industrial no sector agro-alimentar.
O primeiro mandato do FAN terminou no final do ano passado. Agora, iniciou-se um segundo mandato que termina no final de 2014 e a Sonae é a única empresa de retalho do mundo a integrar a sua composição.