Nasceram 20 mil empresas no semestre
No primeiro semestre do ano, foram criadas 20.051 novas empresas, revela o Barómetro Semestral da Informa D&B

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
No primeiro semestre do ano, foram criadas 20.051 novas empresas. O número de empresas criadas aumentou 17,8% relativamente ao semestre homólogo, revela o Barómetro Semestral da Informa D&B.
O primeiro trimestre fechou com um aumento de 24,7% e, no segundo, as constituições também cresceram (8,6%), confirmando a tendência positiva do primeiro trimestre.
“Se a mesma tendência se mantiver no segundo semestre, o ano de 2013 poderá ficar marcado pelo maior número de constituições desde 2009”, revela o Barómetro.
No primeiro semestre, foram encerradas definitivamente 6.848 empresas. “O semestre regista assim um decréscimo de 16,8% do número de encerramentos de empresas”.
No primeiro trimestre, os encerramentos diminuíram 15%, e, no segundo, a redução foi ainda maior: 19,5%, depois do ano 2012 encerrar com um crescimento acima de 17%. “Se o nível de encerramentos se mantiver no segundo semestre, o ano de 2013 terminará com os valores abaixo dos registados em 2012”.
Nos primeiros seis meses do ano, foram iniciados 3.018 processos de insolvência, menos 6,2% relativamente ao semestre homólogo.
“Os processos de insolvência parecem ter abrandado durante este primeiro semestre, depois de terem aumentado consecutivamente durante cinco anos”.