Canderel vai crescer a duplo dígito este ano
A Canderel facturou no ano passado 2,1 milhões de euros e estima crescer dois dígitos em 2013, revela em entrevista ao Hipersuper Rita Rosário, directora de marketing da Jerónimo Martins Distribuição

Rita Gonçalves
Galp reforça oferta de conveniência nas suas lojas com o exclusivo Café Biscoff
Super Bock lança campanha global para um novo posicionamento nos mercados externos
Palletways Iberia renova certificação em Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
Sidul adoça a Páscoa com conto infantil
Legado 2020 homenageia o passado e o saber geracional da Sogrape
Aldi reforça aposta na produção nacional com sortido artesanal para a Páscoa
Setor cervejeiro quer reforço da produção nacional de cevada
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Entrevista Rita Rosário, directora de marketing da Jerónimo Martins Distribuição de Produtos de Consumo
A Canderel lançou recentemente o Green Granulado. Qual a inovação do produto e o que traz de novo ao mercado nacional?
A gama Canderel Green foi lançada, em 2012, nos formatos de doseador de 100 unidades, frasco de 40 gramas e sticks de 40 unidades. Trata-se de uma inovação disruptiva, pois é um substituto natural do açúcar. Os produtos são feitos a partir dos extractos da planta estévia, uma planta com cerca de 1.000 anos proveniente da América do Sul, o que faz com que seja um produto 100% natural. Com o aumento das preocupações com a saúde, os consumidores procuram cada vez mais produtos mais naturais e saudáveis. Canderel Green, adoçado com extractos de estévia, apresenta-se como a alternativa natural ao açúcar, ideal para as pessoas que procuram a origem natural e a redução de calorias. Em 2013, a marca lançou a versão granulada, com a mesma textura do açúcar granulado e a mesma capacidade adoçante, mas com zero calorias. Este produto é ideal para utilizar em receitas culinárias pela sua resistência a altas temperaturas, mas também é adequado para adoçar alimentos, como fruta ou café.
Qual o investimento feito no lançamento do novo produto?
Para o lançamento, realizámos uma workshop de culinária para o qual convidámos 20 jornalistas e líderes de opinião, e estamos a preparar muitas surpresas para revelar ainda neste Verão que irão envolver acções de degustação e vales de desconto, entre outras mecânicas.
Que necessidades encontraram no mercado por preencher? Onde é fabricado o produto?
Os consumidores portugueses preocupam-se cada vez mais com a sua saúde e o seu bem-estar. A gama Green é a solução ideal para os consumidores que pretendem manter um estilo de vida saudável recorrendo a produtos naturais, que poderão ser ou não consumidores actuais de adoçantes, o que irá fazer aumentar o valor da categoria. Com o novo granulado é possível fazer uma sobremesa ou um bolo tradicionalmente doce, recorrendo a um adoçante natural e com zero calorias. Todos os produtos comercializados em Portugal são produzidos na República Checa.
Quais os canais de distribuição da nova aposta da Canderel?
A gama tem já uma distribuição abrangente, estando disponível nas principais cadeias de comércio a retalho e grosso. O mais recente lançamento da gama encontra-se até à data à venda nos grupos Sonae, Auchan, Leclerc e Makro.
Que balanço faz do mercado das alternativas naturais ao açúcar em Portugal?
Os adoçantes naturais à base de estévia foram introduzidos no mercado português durante o ano de 2012. Este mercado, alavancado pela gama Green, tem vindo a crescer de uma forma significativa, acima de 50%, quando comparado com igual período do ano passado. À semelhança do que aconteceu noutros países, como a França ou EUA, é expectável que estévia passe a ser utilizada como ingrediente na formulação de produtos com redução de açúcar ou calorias (exemplos: iced tea light, bebidas cola sem açúcar, iogurtes magros, chocolates magros, entre outros), enquanto alternativa natural ao açúcar, contribuindo para o aumento da notoriedade da estévia e do conhecimento do consumidor sobre os seus benefícios.
Qual o perfil do consumidor destes produtos?
O perfil do consumidor de adoçante natural está sobretudo associado a mulheres a partir dos 25 anos. Contudo, a evolução verificada nos últimos anos revela que o target dos adoçantes em Portugal está também a abranger cada vez mais indivíduos do sexo masculino. Da mesma forma, os diabéticos e alguns consumidores mais preocupados com a saúde também se têm vindo a juntar aos principais consumidores da estévia.
Quais os objectivos de venda do novo produto em Portugal?
A gama Canderel Green tem vindo a crescer ao longo deste ano e esperamos atingir, até final do ano, um crescimento de 40% em vendas face ao ano passado. A expectativa que temos com esta gama é que possa atingir um terço do total de vendas da marca a médio prazo, mantendo uma liderança destacada face aos restantes players no segmento natural, onde hoje detém uma quota de 95%. Para este ano, o objectivo é que o novo granulado possa atingir até final do ano 25% das vendas da gama natural.
Como está a correr o ano no mercado nacional?
Muito bem. A marca tem vindo a crescer no mercado nacional em todos os seus segmentos (gama red, gama green e chocolate em pó), apresentando um crescimento acumulado a Junho de 8%, e tem vindo a consolidar a sua liderança no mercado de adoçantes, onde conta com uma quota de mercado em valor de 45%.
Qual o volume de negócios no ano passado e objectivos para este ano?
No ano passado, o volume de vendas ascendeu a 2,1 milhões de euros, segundo a Nielsen. Para este ano, a nossa expectativa é que atinja um crescimento global de dois dígitos.