Canderel vai crescer a duplo dígito este ano
A Canderel facturou no ano passado 2,1 milhões de euros e estima crescer dois dígitos em 2013, revela em entrevista ao Hipersuper Rita Rosário, directora de marketing da Jerónimo Martins Distribuição
Rita Gonçalves
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Entrevista Rita Rosário, directora de marketing da Jerónimo Martins Distribuição de Produtos de Consumo
A Canderel lançou recentemente o Green Granulado. Qual a inovação do produto e o que traz de novo ao mercado nacional?
A gama Canderel Green foi lançada, em 2012, nos formatos de doseador de 100 unidades, frasco de 40 gramas e sticks de 40 unidades. Trata-se de uma inovação disruptiva, pois é um substituto natural do açúcar. Os produtos são feitos a partir dos extractos da planta estévia, uma planta com cerca de 1.000 anos proveniente da América do Sul, o que faz com que seja um produto 100% natural. Com o aumento das preocupações com a saúde, os consumidores procuram cada vez mais produtos mais naturais e saudáveis. Canderel Green, adoçado com extractos de estévia, apresenta-se como a alternativa natural ao açúcar, ideal para as pessoas que procuram a origem natural e a redução de calorias. Em 2013, a marca lançou a versão granulada, com a mesma textura do açúcar granulado e a mesma capacidade adoçante, mas com zero calorias. Este produto é ideal para utilizar em receitas culinárias pela sua resistência a altas temperaturas, mas também é adequado para adoçar alimentos, como fruta ou café.
Qual o investimento feito no lançamento do novo produto?
Para o lançamento, realizámos uma workshop de culinária para o qual convidámos 20 jornalistas e líderes de opinião, e estamos a preparar muitas surpresas para revelar ainda neste Verão que irão envolver acções de degustação e vales de desconto, entre outras mecânicas.
Que necessidades encontraram no mercado por preencher? Onde é fabricado o produto?
Os consumidores portugueses preocupam-se cada vez mais com a sua saúde e o seu bem-estar. A gama Green é a solução ideal para os consumidores que pretendem manter um estilo de vida saudável recorrendo a produtos naturais, que poderão ser ou não consumidores actuais de adoçantes, o que irá fazer aumentar o valor da categoria. Com o novo granulado é possível fazer uma sobremesa ou um bolo tradicionalmente doce, recorrendo a um adoçante natural e com zero calorias. Todos os produtos comercializados em Portugal são produzidos na República Checa.
Quais os canais de distribuição da nova aposta da Canderel?
A gama tem já uma distribuição abrangente, estando disponível nas principais cadeias de comércio a retalho e grosso. O mais recente lançamento da gama encontra-se até à data à venda nos grupos Sonae, Auchan, Leclerc e Makro.
Que balanço faz do mercado das alternativas naturais ao açúcar em Portugal?
Os adoçantes naturais à base de estévia foram introduzidos no mercado português durante o ano de 2012. Este mercado, alavancado pela gama Green, tem vindo a crescer de uma forma significativa, acima de 50%, quando comparado com igual período do ano passado. À semelhança do que aconteceu noutros países, como a França ou EUA, é expectável que estévia passe a ser utilizada como ingrediente na formulação de produtos com redução de açúcar ou calorias (exemplos: iced tea light, bebidas cola sem açúcar, iogurtes magros, chocolates magros, entre outros), enquanto alternativa natural ao açúcar, contribuindo para o aumento da notoriedade da estévia e do conhecimento do consumidor sobre os seus benefícios.
Qual o perfil do consumidor destes produtos?
O perfil do consumidor de adoçante natural está sobretudo associado a mulheres a partir dos 25 anos. Contudo, a evolução verificada nos últimos anos revela que o target dos adoçantes em Portugal está também a abranger cada vez mais indivíduos do sexo masculino. Da mesma forma, os diabéticos e alguns consumidores mais preocupados com a saúde também se têm vindo a juntar aos principais consumidores da estévia.
Quais os objectivos de venda do novo produto em Portugal?
A gama Canderel Green tem vindo a crescer ao longo deste ano e esperamos atingir, até final do ano, um crescimento de 40% em vendas face ao ano passado. A expectativa que temos com esta gama é que possa atingir um terço do total de vendas da marca a médio prazo, mantendo uma liderança destacada face aos restantes players no segmento natural, onde hoje detém uma quota de 95%. Para este ano, o objectivo é que o novo granulado possa atingir até final do ano 25% das vendas da gama natural.
Como está a correr o ano no mercado nacional?
Muito bem. A marca tem vindo a crescer no mercado nacional em todos os seus segmentos (gama red, gama green e chocolate em pó), apresentando um crescimento acumulado a Junho de 8%, e tem vindo a consolidar a sua liderança no mercado de adoçantes, onde conta com uma quota de mercado em valor de 45%.
Qual o volume de negócios no ano passado e objectivos para este ano?
No ano passado, o volume de vendas ascendeu a 2,1 milhões de euros, segundo a Nielsen. Para este ano, a nossa expectativa é que atinja um crescimento global de dois dígitos.