Metade da produção vinícola concentrada em 19 concelhos
Metade da produção vinícola do País é realizada em 19 dos 308 concelhos

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Metade da produção vinícola do País é realizada em 19 dos 308 concelhos, de acordo com os dados do INE disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest.
Produziram-se em Portugal, em 2011, cerca de 5,5 milhões de hectolitros de vinho. Deste volume, 48.7% é Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada, 23.5% é Vinho Regional e 27.8% Vinho de Mesa.
Na grande maioria, produzimos vinhos tintos, que neste ano representaram 63.1% do volume total. Os brancos representaram 27% e os licorosos 9.9%.
Por regiões agrícolas, a região do Ribatejo e Oeste foi responsável por 27% da produção, Trás-os-Montes por 24%, Alentejo por 18%, Entre Douro e Minho por 15%, Beira Litoral por 10% e as restantes regiões do País por 5%.
A nível concelhio, Torres Vedras foi o concelho responsável por um maior volume de produção vinícola. Os 323,5 mil hectolitros produzidos representaram 5.9% do volume total. Reguengos de Monsaraz foi o segundo concelho com maior produção, de 4.2% do volume global, cabendo a Alijó a terceira posição, responsável por 3.9% do volume anual.
São João da Pesqueira, Alenquer, Almeirim, Anadia, Palmela, Lamego e Redondo completam a lista dos 10 concelhos com maior produção vinícola em 2011.