Leite
Marcas próprias dominam linear de leite
Marcas de distribuição ocupam maior área de exposição em loja, mas Mimosa lidera inserções em folhetos promocionais
Rita Gonçalves
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
As marcas de distribuição ocupam maior área de exposição em loja, mas a Mimosa lidera inserções em folhetos promocionais, segundo dados dos serviços Precise e e-Foliotrack, da Marktest.
O segmento de Leite UHT Corrente detém o valor mais elevado de “Share of Shelf” (43.95%), seguindo de Leite Aromatizado (15.98%). O Leite em Pó tem menor peso no linear de leites (0.59%).
Em termos gerais, o Leite UHT Corrente ocupa mais espaço no linear que o Leite UHT Especial.
Nas insígnias Jumbo, Pão de Açúcar e Pingo Doce, a diferença entre segmentos é mais reduzida, acontecendo o inverso nas insígnias Solmar e Lidl.
Em detalhe, no Leite UHT, a marca própria apresenta maior quota de espaço de linear (31.9%), seguindo-se de Mimosa (21%). Novas Açores (5.8%) e Parmalat (2.0%) registaram os valores mais baixos de “Share of Shelf”. Por fim, Terra Nostra (9.2%) e Gresso (9.25%) registam os mesmos valores.
Em todas as insígnias, excepto Pingo Doce (ilhas) e Solmar, destaca-se a liderança de marca própria no linear de leites. A Mimosa posiciona-se em segundo lugar nas insígnias de Portugal Continental.
Na insígnias das Regiões Autónomas, os resultados são diferentes, pois no Pingo Doce e no Solmar lidera a Terra Nostra.
Tendo em conta os valores médios, o preço por litro de leite Mimosa UHT Meio Gordo e Agros UHT Meio Gordo registam o preço mais elevado (€0.59), seguido de Nova Açores (€0.58).
Foram registadas cerca de 406 inserções de leites em folheto entre Janeiro e Março de 2012 e igual período de 2013.
No segmento UHT, a Mimosa tem um Share Of Voice de 21.9%. Em segundo lugar, surge a Terra Nostra (10.9%). A Agros e Gresso registam o mesmo Share of Voice (9.4%).