Marcas próprias dominam linear de leite
Marcas de distribuição ocupam maior área de exposição em loja, mas Mimosa lidera inserções em folhetos promocionais

Rita Gonçalves
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As marcas de distribuição ocupam maior área de exposição em loja, mas a Mimosa lidera inserções em folhetos promocionais, segundo dados dos serviços Precise e e-Foliotrack, da Marktest.
O segmento de Leite UHT Corrente detém o valor mais elevado de “Share of Shelf” (43.95%), seguindo de Leite Aromatizado (15.98%). O Leite em Pó tem menor peso no linear de leites (0.59%).
Em termos gerais, o Leite UHT Corrente ocupa mais espaço no linear que o Leite UHT Especial.
Nas insígnias Jumbo, Pão de Açúcar e Pingo Doce, a diferença entre segmentos é mais reduzida, acontecendo o inverso nas insígnias Solmar e Lidl.
Em detalhe, no Leite UHT, a marca própria apresenta maior quota de espaço de linear (31.9%), seguindo-se de Mimosa (21%). Novas Açores (5.8%) e Parmalat (2.0%) registaram os valores mais baixos de “Share of Shelf”. Por fim, Terra Nostra (9.2%) e Gresso (9.25%) registam os mesmos valores.
Em todas as insígnias, excepto Pingo Doce (ilhas) e Solmar, destaca-se a liderança de marca própria no linear de leites. A Mimosa posiciona-se em segundo lugar nas insígnias de Portugal Continental.
Na insígnias das Regiões Autónomas, os resultados são diferentes, pois no Pingo Doce e no Solmar lidera a Terra Nostra.
Tendo em conta os valores médios, o preço por litro de leite Mimosa UHT Meio Gordo e Agros UHT Meio Gordo registam o preço mais elevado (€0.59), seguido de Nova Açores (€0.58).
Foram registadas cerca de 406 inserções de leites em folheto entre Janeiro e Março de 2012 e igual período de 2013.
No segmento UHT, a Mimosa tem um Share Of Voice de 21.9%. Em segundo lugar, surge a Terra Nostra (10.9%). A Agros e Gresso registam o mesmo Share of Voice (9.4%).