AB Inbev cresce 1,5% no trimestre
O grupo cervejeiro de origem belga facturou 9.169 milhões de dólares no primeiro trimestre do ano
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Rita Gonçalves
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A Anheuser-Busch AB Inbev facturou 9.169 milhões de dólares no primeiro trimestre do ano, cerca de 1,5% mais face ao período homólogo.
O grupo cervejeiro de origem belga vendeu 89,96 milhões de hectolitros, menos 4,1 %.
O EBITDA (resultado bruto de exploração) registou 3.430 milhões de dólares (0,9 % menos), e o EBIT (resultado líquido antes de impostos) alcançou 2.751 milhões, menos 0,1%.
A AB Inbev compensou a queda do volume de vendas com “uma sólida combinação de preço e resultado” e “iniciativas de gestão de receitas”, que permitiram aumentar os ganhos por hectolitro em 5,8%.
Por geografias, as vendas da multinacional registaram a maior queda na Europa central e de leste (3.614 milhões de dólares, menos 16,4 %), e na América do Sul (9.826 milhões, menos 10,2%).
As quebras nas vendas foram menos acentuadas nos EUA (28.285 milhões, menos 5,8 %).
A única geografia onde as vendas subiram foi na Ásia-Pacífico, com 12.614 milhões, mais 15,6 % em relação ao primeiro trimestre de 2012.
O grupo anunciou ainda que a fusão com a cervejeira mexicana Grupo Modelo já recebeu luz verde das autoridades reguladoras competentes. A operação deverá estar concluída já no próximo mês. A multinacional destacou o “potencial internacional” das marcas do Grupo Modelo e assegura que a fusão pode gerar 1.000 milhões de dólares em “sinergias de custos”, segundo as suas estimativas.