Agricultores e Distribuição lançam Código de Boas Práticas
“Este instrumento de auto-regulação visa contribuir para a melhoria das relações comerciais entre o sector agrícola e a Distribuição”

Rita Gonçalves
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A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) apresentaram um Código de Boas Práticas Comerciais (CBPC) entre os sectores da Agricultura e da Distribuição.
O CBPC representa um “acordo voluntário e histórico”, seguindo as melhores práticas adoptadas por outros países europeus, esclarece um comunicado da associação dos operadores da Moderna Distribuição. “Este instrumento de auto-regulação visa contribuir para a melhoria das relações comerciais entre o sector agrícola em parceria com a distribuição alimentar e, nomeadamente, reforçar o posicionamento da produção nacional”.
Este protocolo mostrou ser uma iniciativa “pioneira de cariz interprofissional, em que ambas as partes se comprometeram a desenvolver uma política de aproximação comercial entre a produção e a distribuição. Desde a celebração deste protocolo foram já realizados mais de 90 encontros, que contaram com mais de mil participantes e ministradas mais de 700 horas de formação”.