Hipers lideram vendas de combustível
Hipers estão à frente da Galp (26%) na gasolina com uma quota de 30% em 2012, segundo um estudo da Kantar WorldPanel

Rita Gonçalves
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Pelo segundo ano consecutivo, os postos de abastecimento da Distribuição Moderna lideraram as vendas, em volume, de combustíveis, revela um estudo da KantarWorld Panel.
Em 2012, a quota de mercado dos hipers chegou aos 34% nas vendas de gasóleo (face aos 32% da Galp) e 30% na gasolina (26% na Galp).
No total do segmento dos consumidores particulares, incluindo o GPL/Gás, a quota de mercado dos supers e hipers fixou-se nos 31,6%, à frente dos 30,6% alcançados pela Galp (que ocupa a segunda posição).
Relativamente aos dados trimestrais, nos últimos três meses do ano de 2012, os postos da Distribuição Moderna mantiveram a liderança no gasóleo (com uma quota de 34,5%) e na gasolina (29,4%).
“A tendência geral do mercado continua a ser de queda no consumo, com uma diminuição de 4% em 2012 face ao ano anterior. Esta redução deve-se ao facto de os consumidores abastecerem menos litros cada vez que vão às bombas de combustíveis. O volume médio por abastecimento caiu 4% em 2012”, revela a APED, Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, em comunicado.
A crescente preferência dos consumidores pelos combustíveis da Distribuição Moderna reflecte as diferenças de preço, “chegando a ultrapassar os 16 cêntimos (na gasolina e gasóleo). Num contexto económico particularmente adverso, estes valores adquirem uma relevância ainda maior”.