Alimentaria: Origem Transmontana faz renascer alimentos extintos
A Origem Transmontana é uma empresa de Bragança que estudou as origens dos saberes transmontanos para fazer renascer uma série de produtos apagados pelo tempo
Rita Gonçalves
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A Origem Transmontana é uma empresa de Bragança que estudou as origens dos saberes transmontanos para fazer renascer uma série de produtos apagados pelo tempo.
“Perante o decréscimo da produção de produtos tradicionais em Trás-os-Montes, estudámos a história da região e fomos à procura de artesãos e agricultores de produtos já desaparecidos, como o “cuscos”, alimento da família do arroz que tem actualmente uma elevada produção em Vinhais, ou as cascas/casulas, espécie de feijão seco cuja produção renasceu numa aldeia de Bragança”, revelou ao Hipersuper João Madureira, representante da marca nos mercados internacionais, por ocasião da Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013 – Salão Internacional da Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar que arrancou no Domingo, na FIL, Lisboa.
Enchidos, doces de fruta, azeite, frutos secos, mel vinho e leguminosas, são alguns dos produtos da empresa sediada em Bragança, que detém uma loja online.
A Origem Transmontana comercializa os seus produtos sobretudo junto dos operadores da “alta cozinha”. Cerca de 50% do volume de negócios é feito em Lisboa e 15% no Porto.
A empresa iniciou o projecto de internacionalização com a participação numa feira multi-sectorial em Lyon, França, à procura do mercado do “cruzamento da saudade. Ou seja, descendentes de portugueses que já provaram os produtos e deixaram de consumir por perderem o acesso aos bens”, explica João Madureira, acrescentando que Áustria, Reino Unido e Suíça, são os países que se seguem no plano de exportação. Até 2014, a empresa estima que as exportações representem 10% do volume de negócios acumulado.