Continente inicia exportação de marca própria
A Sonae está ainda a analisar propostas de internacionalização da área de retalho alimentar através do modelo de franquias

Rita Gonçalves
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Pingo Doce lança 5ª edição do Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Pingo Doce lança nova gama de refeições leves e práticas
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
A Sonae iniciou a internacionalização da área de retalho alimentar através da exportação dos produtos das suas marcas alimentares e está, neste momento, a analisar propostas de internacionalização através do modelo de franquias.
A aposta da Sonae MC – área de retalho alimentar – no “wholesale” (venda por grosso) e nas franquias em novos mercados enquadra-se na estratégia de internacionalização da empresa portuguesa que pretende “explorar a base de activos e a capacidade de inovação que detém em Portugal através de modelos de expansão ‘capital light’”, revela Luís Moutinho, CEO da Sonae MC.
“A posição de liderança da Sonae e do Continente no retalho alimentar em Portugal permitiu acumular um vasto conjunto de competências ao nível da inovação de produto e da gestão de marcas que nos tornam numa referência internacional do sector. A exportação de produtos para outras cadeias de retalhistas internacionais e o franchising são, assim, desenvolvimentos naturais do negócio que estamos a testar e que permitem criar valor para a economia nacional”.
O modelo de “wholesale” da Sonae MC aposta “na gama de marcas Continente mas também em marcas exclusivas, que beneficiam de um forte reconhecimento no mercado português e apresentam-se como muito competitivas para exportação, mas também em marcas de fabricantes”.
A internacionalização da Sonae MC contribui ainda para o “desenvolvimento de um vasto conjunto de empresas portuguesas, uma vez que 85% dos produtos de marca própria Continente e das marcas exclusivas são produzidos em Portugal”.