Continente inicia exportação de marca própria
A Sonae está ainda a analisar propostas de internacionalização da área de retalho alimentar através do modelo de franquias

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Sonae iniciou a internacionalização da área de retalho alimentar através da exportação dos produtos das suas marcas alimentares e está, neste momento, a analisar propostas de internacionalização através do modelo de franquias.
A aposta da Sonae MC – área de retalho alimentar – no “wholesale” (venda por grosso) e nas franquias em novos mercados enquadra-se na estratégia de internacionalização da empresa portuguesa que pretende “explorar a base de activos e a capacidade de inovação que detém em Portugal através de modelos de expansão ‘capital light’”, revela Luís Moutinho, CEO da Sonae MC.
“A posição de liderança da Sonae e do Continente no retalho alimentar em Portugal permitiu acumular um vasto conjunto de competências ao nível da inovação de produto e da gestão de marcas que nos tornam numa referência internacional do sector. A exportação de produtos para outras cadeias de retalhistas internacionais e o franchising são, assim, desenvolvimentos naturais do negócio que estamos a testar e que permitem criar valor para a economia nacional”.
O modelo de “wholesale” da Sonae MC aposta “na gama de marcas Continente mas também em marcas exclusivas, que beneficiam de um forte reconhecimento no mercado português e apresentam-se como muito competitivas para exportação, mas também em marcas de fabricantes”.
A internacionalização da Sonae MC contribui ainda para o “desenvolvimento de um vasto conjunto de empresas portuguesas, uma vez que 85% dos produtos de marca própria Continente e das marcas exclusivas são produzidos em Portugal”.