Portugal tem de organizar uma “campanha colectiva à globalização”
“Portugal não pode crescer mantendo o seu foco exclusivamente no que já exporta a partir de Portugal nem manter uma fixação absoluta na Europa, fazendo mais do mesmo”

Rita Gonçalves
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
A pouco mais de um mês da Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013, perto de 500 empresas já se inscreveram neste salão cujo lema é “Novos compradores, Novos Mercados, Novas Oportunidades”.
A feira, que terá lugar na FIL em Lisboa de 14 a 17 de Abril, aposta nos sectores alimentar, hotelaria e restauração, tecnologia e equipamentos para a indústria alimentar.
Segundo Jorge Rocha de Matos, presidente do Conselho Geral da AIP, «para que Portugal possa fazer desta crise uma oportunidade para implementar as transformações estruturais de que carece, e voltar a crescer em bases mais sustentáveis, tem que organizar uma “campanha colectiva à globalização”. Não pode crescer mantendo o seu foco exclusivamente no que já exporta a partir de Portugal nem manter uma fixação absoluta na Europa, fazendo mais do mesmo”.
Assim, internacionalizar, aumentar as exportações e desafiar novos mercados, são as grandes linhas mestras para a próxima edição da Alimentaria&Horexpo Lisboa.
FIPA, Portugal Food, Portugal Fresh, Viniportugal, Agrocluster, Inovcluster, Inovisa, entre outros, juntaram-se também à Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013 para que num esforço conjunto consigam impulsionar a internacionalização e acelerar as exportações nacionais.