Media Markt abandona mercado chinês
A facturação da divisão de ‘cash & carry’, à qual pertence a filial portuguesa da Makro, cresceu 1,6% em 2012
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Rita Gonçalves
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O grupo alemão Metro alcançou em 2012 um volume de negócios de 66.700 milhões de euros, mais 1,2% face ao ano transacto.
A empresa detentora das cadeias de distribuição Media Markt e Saturn explica que, ajustadas as vendas da filial do Reino Unido e da Saturn França, as vendas aumentaram 2,3%.
Na apresentação dos resultados do grupo, a Metro anunciou o fim da actividade da Media Markt no mercado chinês. O grupo dedicou por um ponto final ao negócio da Media-Saturn na China, onde permanecerá activa com a divisão de cash&carry.
“É essencial ao grupo concentrar-se nas unidades de negocio e mercados que podem melhorar o perfil e fortalecer a posição de mercado do grupo”, revela o presidente da direcção do Grupo Metro, Olaf Koch.
A facturação da divisão de ‘cash & carry’, à qual pertence a filial portuguesa da Makro, cresceu 1,6%, enquanto a da Media-Saturn aumentou 1,8%.
No quarto trimestre de 2012, as vendas do grupo alemão aumentaram 0,5% para 19.400 milhões de euros.
Olaf Koch sublinha que, apesar das complicadas condições de mercado, sobretudo no Sul da Europa, a empresa aumentou as suas vendas e tem como objectivo “tornar-se cada vez mais atractiva para os clientes e aumentar a sua competitividade”. As vendas evoluíram de forma “satisfatória” em todos os mercados, excepto na Europa Ocidental (excluindo a Alemanha).