O Monte da Bica, adega boutique implantada na zona de Montemor-o-Novo, Alentejo, inicia um novo capítulo sob a liderança de Manuela Pinto Gouveia. A herdade, cuja história remonta há mais de 100 anos, vai ser alvo de um investimento de mais de 1,5 milhões de euros destinados à construção de um boutique hotel, de novos lagares de pisa a pé e uma sala de provas.
“Temos um novo website com loja online, nova imagem e novas referências de vinhos”,conta Manuela Pinto Gouveia, proprietária da empresa. “Contamos também com uma nova adega, uma adega-galeria com exposições regulares e novas experiências para quem nos visita. Ainda este ano abriremos dois lagares de pisa a pé – queremos fazer toda a vinificação em casa – e uma sala de provas. Em 2027, concretizamos um sonho antigo dos meus pais: o hotel. Queremos recuperar a hospitalidade da casa, criar uma experiência imersiva e ajudar a fixar gente e talento na região criando oportunidades de emprego”, revela ainda.
A família Pinto Gouveia é proprietária da herdade desde 2019. Com cerca de 350 hectares de terra, o Monte da Bica é conhecida pela longa tradição na produção de cortiça e cereais, sendo hoje um modelo de gestão sustentável e diversificado, com atividade em áreas como a cortiça, pinhão, eucalipto, mel, sementes e pecuária. Desde 2016 dedica-se também à produção de vinhos, com a primeira vinha a ser plantada em 2005.

“Queremos recuperar a hospitalidade da casa, criar uma experiência imersiva e ajudar a fixar gente e talento na região criando oportunidades de emprego”, avança Manuela Pinto Gouveia, proprietária do Monte da Bica.
Gama composta por 10 vinhos
“O apreço pelo vinho foi-me transmitido pelo meu pai, que me deixou em herança uma vinha familiar dedicada à produção de vinhos premium, produzidos em pequenas quantidades. Herdados foram também o entusiasmo com que aqui se produz cada garrafa, a atenção ao detalhe, o profundo afeto pela terra e o compromisso com a excelência”, recorda Manuela Pinto Gouveia.
A produção dos vinhos Monte da Bica é de responsabilidade de André Herrera, enólogo consultor, e Madalena Torres Pereira, enóloga residente. A gama é atualmente composta por 10 vinhos: Da Bica Rosé 2024, Monte da Bica Rosé 2018, Da Bica Tinto 2021, Monte da Bica Reserva 2019, Castelão Reserva 2021, Merlot Reserva 2020, Sem Título Branco, Sem Título Rosé, APG Grande Reserva 2020, e Merlot Grande Reserva 2019. Entre as novidades destacam-se o Da Bica Tinto 2021, o Da Bica Rosé 2024 e o Sem Título Rosé. Está ainda previsto o lançamento do TPG Grande Reserva, uma homenagem à matriarca da família.

Equipa da herdade Monte da Bica
Com uma nova adega e uma adega-galeria na sala das barricas que acolhe exposições de arte regulares, o Monte da Bica quer afirmar-se não apenas como produtor de vinhos, mas também como destino no Alentejo, promovendo a cultura, o terroir e a identidade singular da região. Realiza uma variedade de experiências imersivas, como provas de vinhos, visitas à herdade, piqueniques, tirada de cortiça e pisa em lagar, permitindo aos visitantes conectar-se com a terra e a biodiversidade local.
A empresa está ainda a iniciar os primeiros passos rumo à internacionalização, com planos para começar a exportar ainda em 2025 para mercados como Angola, Irlanda, Brasil, Canadá e Espanha. A estratégia de crescimento inclui também a abertura de novos canais de distribuição e a formação de novas parcerias de negócio.